​Filarmônica Epitácio Pessoa celebra 120 anos com show artístico no Sesc Centro

A Prefeitura de Campina Grande, através da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), realizará no dia 23 de novembro, no Sesc Centro, a partir das 20h, programação alusiva aos 120 anos da Filarmônica Epitácio Pessoa. O evento terá entrada gratuita.

Com mais de um século de existência, a Filarmônica Epitácio Pessoa, conhecida também como a Filarmônica da Rainha da Borborema e ainda como “Sa Zefinha”, foi fundada em 15 de Novembro de 1898, pelo professor Antônio Balbino. Na época a Filarmônica, com apenas 17 músicos, estava sob a regência do maestro Senhor Vigarino. A Filarmônica recebeu vários nomes nos primórdios de sua existência. Inicialmente foi chamada Filarmônica Campinense; depois, 15 de Novembro. Posteriormente foi chamada de Epitácio Pessoa, nome mantido até os dias atuais.

Na sua formação atual está com 46 músicos, sendo sete mulheres que representam a força feminina da produção artística e cultural de Campina Grande. “Essa é uma data marcante para Campina Grande, porque as Bandas têm vazão nas histórias das cidades do interior e Campina Grande é a fisionomia da pujança do interior do Nordeste. É a expressão sob tantos pontos de vista, principalmente o artístico”, disse o secretário de Cultura, Jóia Germano.

Para este momento da trajetória, a Filarmônica Epitácio Pessoa preparou um vasto repertório, que permeia os clássicos da música popular brasileira, com a participação especial de vários artistas de Campina Grande e região: Alexandre Tan, Adília Uchôa, Tony Dumond, Caliandra Andrade, Geovannes Junior, Kátia Virgínia, Lara Sales, Verônica Rios, Adriano Moreno, Sussa de Monteiro, Stephanie Melo e muito mais.

Fonte: Codecom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO