7ª Conferência Municipal de Saúde de começa nesta quarta

populacao_conferencia_saudeA Secretaria de Saúde de Campina Grande e o Conselho Municipal de Saúde realizam, a partir desta quarta-feira, 8, a 7ª Conferência Municipal de Saúde. O objetivo é discutir com a sociedade civil políticas públicas que favoreçam uma saúde de qualidade para os cidadãos campinenses.

A abertura solene do evento será às 19h, no auditório do Colégio Imaculada Conceição, Damas e a programação segue na quinta e sexta-feira, nos períodos manhã e tarde. Durante as palestras e debates, serão discutidas desde a aplicação de recursos até o uso de tecnologia para inovação no SUS, passando pela análise do trabalho dos profissionais e abordando também a participação social no processo de melhoramento dos serviços.

O tema da edição 2015 do evento é “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas. Direito do povo brasileiro”. Antes da Conferência, foram realizadas nove pré-conferências nos Distritos Sanitários e Administrativos do município para que os gestores da Secretaria de Saúde captassem os anseios de toda a população e levassem até as discussões desta semana.

A Secretaria tem aberto espaço para a participação popular na elaboração de estratégias para a saúde do município. Em 2014, de forma inédita, foi elaborado por meio de audiências públicas o Plano Municipal de Saúde para o quadriênio 2014-2017, que define diretrizes a serem tomadas pelo Poder Executivo.

A secretária de Saúde do município, Luzia Pinto, destaca que a ampliação da Estratégia Saúde da Família, assim como da assistência em saúde bucal, com a implantação de Centros de Especialidades Odontológicas na zona rural, nasceu dos debates com a população. “Temos outras ações como a implantação da Policlínica das Malvinas, a construção e reforma de Unidades Básicas de Saúde a criação da Casa da Gestante para mulheres grávidas de outras cidades que foram amplamente discutidas com a sociedade”, disse Luzia.

PROGRAMAÇÃO

Quarta-feira
19h – Abertura solene
Apresentação cultural de abertura
19h30 – Conferência de Abertura: Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas. Direito do povo brasileiro.

Quinta-feira
8h30 – Mesa-redonda: Direito à Saúde, Garantia de Acesso e Atenção de Qualidade.
9h – Mesa-Redonda: Gestão do SUS e Modelos de Atenção à Saúde.
9h30 – Discussão em plenária
10h15 – Mesa-redonda: Participação social.
11h – Mesa-redonda: Informação, Educação e Política de Comunicação do SUS.
14h – Mesa-redonda: Valorização do trabalho e da Educação em Saúde.
14h30 – Mesa-redonda: Ciência, Tecnologia e Inovação no SUS.
15h – Discussão em plenária.
15h45 – Financiamento do SUS e Relação Público-Privado.
16h – Reformas Democráticas e Populares do Estado
16h45 – Discussão em plenária.

Sexta-feira

14h – Leitura e Aprovação do Relatório Final.
17h – Eleição dos Delegados da 8ª Conferência Estadual de Saúde.
18h – Encerramento.

Fonte: Codeom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO