Serviço Geológico do Brasil suspende atualização do mapeamento de áreas de risco em Campina Grande

A atualização do mapeamento das áreas de risco de Campina Grande, que seria realizada por uma equipe do Serviço Geológico do Brasil, no período de 19 a 23 de agosto, foi suspensa. A informação é do coordenador da Defesa Civil do Município, Ruiter Sansão. O último mapeamento aconteceu em 2013.

Segundo o coordenador, o comunicado foi realizado através de e-mail do Serviço Geológico do Brasil, sob a alegação do contingenciamento de recursos.

A Defesa Civil já estava preparando os memorandos para solicitar o acompanhamento, desse mapeamento, por parte de integrantes das Secretarias Municipais de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), Obras (Secob), Assistência Social (Semas) e de Planejamento (Seplan), além do Corpo de Bombeiros e da AESA.

No entanto, o trabalho da Defesa Civil de Campina Grande prossegue e está sendo acompanhado por sete estagiários, alunos do curso de Engenharia Civil da Uninassau, segundo Ruiter Sansão. Diariamente, as equipes recebem informações do pessoal da Defesa Civil e aprendem tanto a estruturar os relatórios como elaborar um Plano de Contingência.

Ruiter Sansão lamenta a suspensão, em decorrência da importância do mapeamento realizado por um órgão federal, que é um instrumento de grande valor para futuros projetos ou planos de ação na área da Defesa Civil.

O Serviço Geológico do Brasil é uma empresa pública que está diretamente ligada à Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral (SGM) do Ministério de Minas e Energia.

O Serviço é responsável pelo Programa Geologia do Brasil, do Governo Federal. Entre as atividades realizadas estão os levantamentos geológicos, mapeamentos geoquímicos, avaliação de recursos minerais do Brasil, gestão de informação geológica, análises químicas e minerais do laboratório de análises minerais.

Fonte: Codecom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO