inseminacao_artificial

Ação pioneira da PMCG realizará inseminação artificial em rebanho bovino

inseminacao_artificialCom o objetivo de recuperar e reestruturar a cadeia produtiva de leite e derivados, oriundos da bovinocultura, a Prefeitura Municipal de Campina Grande, através das ações da Secretaria de Agricultura do Município (SEAGRI/CG), está iniciando um projeto pioneiro em nossa região, que proporcionará o melhoramento genético no rebanho, através da inseminação artificial gratuita.

Segundo o secretário Guilherme Almeida, o programa de recuperação da bovinocultura leiteira do município, além de oferecer gratuitamente a inseminação dos animais, também oferecerá acompanhamento técnico. De acordo com Guilherme Almeida, o programa está dividido em etapas, que serão acompanhadas através da parceria dos técnicos da secretaria e dos próprios agricultores.

O treinamento iniciará ainda este mês, através de palestras explicativas em associações e localidades dos diversos distritos da cidade. Inicialmente, os técnicos da SEAGRI/CG capacitarão os criadores na questão do manejo do rebanho leiteiro; Em um segundo momento, haverá o treinamento sobre beneficiamento do leite e derivados; Na terceira etapa, haverá orientação sobre gestão de um pequeno agronegócio; E, em setembro próximo, a culminância do processo com a inseminação artificial dos animais.

Na semana passada, o secretário Guilherme Almeida, ao apresentar o projeto ao prefeito Romero Rodrigues e ao vice-prefeito Ronaldo Cunha Lima Filho, hoje prefeito em exercício, os dois parabenizaram e apoiaram a ação destacando que o projeto, além de promover o desenvolvimento local das comunidades, contribuirá para a bovinocultura de leite, garantindo a exploração econômica de leite e derivados pelos criadores.

A inseminação artificial em bovinos consiste no ato de depositar o sêmen de um touro selecionado no útero da fêmea, por meio de materiais apropriados. Na inseminação artificial, a monta é substituída pela colocação do sêmen no aparelho reprodutivo da vaca. Utiliza-se, para a inseminação artificial de bovinos, um aplicador, que é introduzido na fêmea, permitindo a deposição do sêmen na entrada do útero.

Print Friendly
PDF Creator    Enviar artigo em PDF   

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO