Alunos de creches começam a receber suplementação nutricional do NutriSUS

creche_suplemnto_alimentarAs crianças da Creche Municipal Alcides Cartaxo, no bairro do Cinza, começam a receber, nesta terça-feira, 10, a suplementação nutricional do NutriSUS, estratégia de fortificação da alimentação com micronutrientes em pó. Serão atendidas 72 crianças, com idades entre seis meses e quatro anos. Uma mistura em pó com 15 nutrientes será adicionada à merenda destas crianças, para prevenir casos de anemia.

A Prefeitura de Campina Grande aderiu ao NutriSUS, uma estratégia federal, e está promovendo o fortalecimento alimentar, por meio de uma ação integrada entre as secretarias municipais de Educação e de Saúde. A creche Alcides Cartaxo está sendo a primeira a receber a suplementação, mas, a meta é ampliar a ação, gradativamente, para todas as 35 creches da Rede Municipal de Educação.

O NutriSUS consiste na adição de uma mistura em pó, com vitaminas e minerais, em uma das refeições servidas para as crianças. O objetivo é combater a anemia e fortalecer a alimentação, garantindo uma melhor suplementação de vitaminas. Cada sachê de um grama da mistura em pó contém 15 nutrientes, entre eles nove tipos de vitaminas, além de ácido fólico, ferro, zinco, entre outros minerais.

O início do uso do NutriSUS será às 11h, na creche Alcides Cartaxo, durante o almoço. A suplementação será adicionada à merenda por um período de três meses. Depois será realizado um intervalo de quatro meses e, em seguida, o pó do NutriSUS volta a ser administrado no mesmo grupo de crianças, por um período de mais três meses, encerrando o ciclo.

O suplemento deve ser adicionado na alimentação pronta para ser servida à criança, podendo ser usado em papas, purês, arroz, feijão ou vitaminas de frutas. O pó do NutriSUS não altera o sabor dos alimentos. Apenas um grama do suplemento é suficiente para cada refeição.

Não há contraindicações para o uso do suplemento do NutriSUS mas, por se tratar de uma ação preventiva, os sachês serão oferecido às crianças mediante autorização dos pais ou responsável legal. As equipes de saúde orientaram os pais sobre a importância da suplementação nutricional para a saúde das crianças. Além de prevenir e combater a anemia, os nutrientes em pó contribuem para o melhor funcionamento do sistema imunológico e no desenvolvimento cognitivo.

CAPACITAÇÃO – Em junho deste ano, cerca de 170 profissionais das secretarias de Educação e de Saúde participaram de uma capacitação sobre a adoção do NutriSUS. Participaram merendeiras, lactaristas, gestores escolares e técnicos. “A maioria das nossas creches está situada em bairros de maior vulnerabilidade social, onde o acesso a uma suplementação nutricional é fundamental para o pleno desenvolvimento de nossas crianças”, avaliou a Secretária de Educação, Iolanda Barbosa.

Fonte: Codecom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO