Black Friday mostra que campinense está mais atento aos seus direitos de consumidor

A última Black Friday revelou que os campinenses estão mais atentos aos seus direitos de consumidor. Essa foi uma das grandes constatações da Operação Black Friday 2018, deflagrada pelo Procon de Campina Grande nesta semana e que encerrou as atividades na tarde do último domingo, 25.

“Comparado a 2017, tivemos um número maior de reclamações e de consultas por parte dos consumidores. E percebemos que eles estão mais atentos aos seus direitos consumeristas e também às armadilhas características da Black Friday. Como fazendo pesquisas de preços semanas antes do evento acontecer, chamando a fiscalização do Procon quando uma empresa cobra taxas de entrega e montagem de móveis e se recusando a aceitar garantias estendidas que alguns vendedores querem empurrar no cliente, alegando ser uma vantagem para o mesmo”, explicou Rivaldo Rodrigues, coordenador executivo do Procon. 

Segundo dados da operação do Procon, apesar de ter havido uma maior interação do consumidor com o órgão, as autuações nas empresas foram bem menores que as registradas no ano anterior. Na Black Friday passada foram 47 empresas físicas autuadas e mais de 68 reclamações de empresas virtuais. No evento deste ano, das 79 visitas realizadas pela fiscalização do órgão, apenas 28 lojas físicas foram autuadas por irregularidades e até agora foram 40 denúncias de problemas em compras pela internet.

Houve ainda 38 atendimentos na tenda móvel da Praça da Bandeira, disponibilizada pelo Procon na última sexta-feira, 23, “Dia D da Operação Black Friday”. Entre as reclamações e dúvidas que mais se destacaram estavam às relacionadas a bancos (18), atendimento em lojas (5) e telefonia (5), seguidas de denúncias contra planos de saúde (4), Energisa (2), transporte público (2) e compras online (2).

O Procon orienta ainda ao consumidor para testar bem seus eletrônicos comprados neste período e verificar se não há falhas ou vícios em outros tipos de produtos. Caso encontre algum problema relacionado à compra ou tenha dúvida sobre garantia, devolução, direito de arrependimento, entre outros, pode entrar em contato com o Procon, por meio dos telefones 151 ou (83) 98802-5525, no aplicativo para celular Procon CG Móvel ou no Fale Conosco do site .http://procon.campinagrande.pb.gov.br/.

Fonte: Codecom

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