Black Friday: Procon Municipal realiza “Dia D” para conter abusos de lojistas

O dia oficial da Black Friday 2018 é nesta sexta-feira, 23, mas o Procon de Campina Grande desde o início do mês vem intensificando as ações de fiscalização junto ao comércio local para coibir possíveis abusos de lojistas, que normalmente acontecem nesta época do ano.

O “Dia D de Fiscalização da Black Friday” começa a partir da meia noite desta quinta-feira, 22, com os fiscais do órgão percorrendo vários pontos da cidade e acompanhando os consumidores que fazem plantão nas lojas e shoppings esperando o início das vendas com as “super ofertas”. A partir daí os fiscais seguem o dia todo visitando o comércio local. Enquanto isso o Procon estará com uma tenda de serviços na Praça da Bandeira, Centro, das 8h às 17h, para tirar dúvidas e receber denúncias dos consumidores.

Segundo Rivaldo Rodrigues, coordenador executivo do órgão, a expectativa é a de que a 8ª edição da Black Friday no Brasil aconteça de forma tranquila em Campina Grande. “Apesar de já termos autuado 9 lojas só nesta semana, no comércio local, esperamos que ao final da Operação o número seja inferior ao do ano passado. Na Black Friday de 2017 chegamos a autuar 47 empresas físicas e tivemos mais de 68 reclamações de empresas virtuais. A grande maioria das queixas foram relacionadas a propaganda enganosa, falta de informação de preços e descontos nos produtos, venda de produtos vencidos ou impróprios para consumo e cobrança de taxa para entrega e montagem de móveis, eletrodomésticos e equipamentos de informática. Em Campina a Lei Municipal 5.508/2014 impede as lojas de fazerem essa cobrança”, explica.

A propaganda enganosa inclui a maquiagem de preços, que levou os consumidores a apelidarem o evento de “Black Fraude” nas edições anteriores. A prática da maquiagem, também conhecida como “metade do dobro”, consiste em aumentar os preços antes da data do evento para depois baixá-los e nomeá-los como “super descontos”. A propaganda enganosa também inclui a diferença dos preços anunciados no momento da compra e na hora do pagamento do pedido.

A Black Friday foi criada nos Estados Unidos como um dia de descontos em lojas de varejo. Em 2001, tornou-se o principal dia de vendas no país.  A data foi importada por outros países, até chegar ao Brasil em 2010. Começou apenas no comércio online, até se expandir para as lojas físicas.

Para ajudar ao consumidor a não passar aperto na hora das  compras da Black Friday, o Procon preparou um material com orientações gerais baseadas no Código de Defesa do Consumidor. Você pode ter acesso no link http://procon.campinagrande.pb.gov.br/especial-black-friday/. E se o consumidor passar por algum problema na hora da compra deve acionar o Procon por meio dos telefones 151 ou (83)98802-5525, no aplicativo para celular Procon CG Móvel ou por e-mail contato@procon.campinagrande.pb.gov.br”.

Fonte: Codecom

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