Busca Ativa Escolar percorre bairros de Campina Grande para matricular alunos na Rede Municipal

A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), iniciou na manhã desta terça-feira, 08, o Programa Busca Ativa Escolar. A ação ocorreu nos bairros das Cidades, Presidente Médici, Catingueira e Conjunto Major Veneziano, onde foram realizadas matrículas de crianças que estavam fora da escola.

A primeira ação realizada no Busca Ativa Escolar ocorreu nos meses de novembro e dezembro do ano passado, quando os agentes de saúde e de endemias, além de técnicos dos CRAS, realizaram o levantamento das crianças não matriculadas. Esse trabalho foi possível através das visitas domiciliares.Após o levantamento, a Seduc formou equipes para retornarem às residências e realizarem as matrículas das crianças nas escolas ou creches mais próximas. Foi o caso da dona de casa Tatiana de Souza, que ainda não havia matriculado a filha, Vitória Michelayne, com 9 anos de idade, e aproveitou a ação para efetivar a matrícula.

“Eu achei excelente essa ação porque, muitas vezes, a gente não tem muito tempo de ir à Secretaria ou na escola e acaba perdendo o prazo da matrícula. Agora minha filha está com a vaga garantida na escola e a matrícula foi bem mais fácil de fazer”, relatou Tatiana.

Para a secretária municipal de Educação, Iolanda Barbosa, o principal objetivo da ação é garantir o direito à educação de crianças e adolescentes. “Através do Programa Busca Ativa Escolar nós vamos conseguir não só identificar e matricular esses alunos, mas também acompanhar a vida escolar deles, para que não ocorra o processo de evasão”, destacou.

Em decorrência do alto número de alunos fora da escola, identificados no Conjunto Major Veneziano, a Seduc programou um “Mutirão de Matrículas”, que vai ocorrer nos quatro condomínios da localidade nesta quarta-feira, 09, das 8h às 13h, com a proposta de zerar o número de crianças não matriculadas.

Além do trabalho domiciliar, a Seduc também montou um plantão de matrículas para regularizar pendências nos documentos de alunos veteranos e novatos. Para resolver qualquer irregularidade na matrícula, os país ou responsáveis deverão se encaminhar até a sede da Seduc, localizada na rua Paulino Raposo, 347, bairro São José, ao lado do Parque do Povo. O plantão ocorrerá das 7h às 13h até o dia 31 de janeiro.

Fonte: Codecom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO