Caminhada da campanha Abril Verde reúne centenas de trabalhadores

A Secretaria de Saúde de Campina Grande realizou nesta quarta-feira, 26, uma caminhada de conscientização sobre os acidentes de trabalho.

A ação faz parte da programação do Abril Verde, mês dedicado a essa temática em função do dia 28 de abril, Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes do Trabalho. Vários serviços de saúde foram oferecidos aos trabalhadores da Rede Municipal de Saúde e os demais profissionais que participaram da caminhada.

A caminhada partiu da Praça do Trabalho, no bairro São José, em direção à Praça da Bandeira, no Centro, onde foram oferecidos os serviços de saúde, como teste de glicemia e aferição de pressão arterial.

Balões verdes foram soltos no céu para representar as vítimas de acidentes de trabalho e chamar a atenção das pessoas para o assunto. A caminhada foi organizada pelo Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador (Cerest) e reuniu centenas de participantes.

Seguindo as ações da campanha Abril Verde, o Cerest realiza várias palestras em empresas e indústrias com a conscientização sobre a necessidade de respeito às regras de segurança do trabalho, o atendimento às normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho, a importância do uso de equipamentos de proteção individual e outros temas relacionados. Na quinta-feira, 27, será realizado o Seminário sobre Segurança e Saúde no Trabalho no auditório da Federação das Indústrias da Paraíba (FIEP).

De 2013 a 2016, o Cerest atendeu mais de 1.800 pessoas que apresentaram problemas relacionados a doenças e acidentes de trabalho. O Cerest realiza atividades de promoção, prevenção, assistência e vigilância em saúde do trabalhador. Além disso, o Centro também dá auxílio, consultoria jurídica e apoio para o trabalhador conseguir benefícios sociais.

Paralelamente ao Cerest, funciona o Centro de Referência em Reabilitação e Assistência em Saúde do Trabalhador (Cerast). Este outro serviço cuida da saúde integral do trabalhador que sofreu acidentes ou doenças laborais. O Cerast oferece fisioterapia, consultas com médicos especialistas e outros mecanismos de recuperação dos movimentos e da condição normal de saúde das pessoas.

Fonte: Codecom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO