Campanha contra a Hanseníase começa nesta segunda-feira nas escolas

campanha_hanseniase_escolasA Secretaria de Saúde de Campina Grande inicia na próxima segunda-feira, 10, as ações da Campanha Nacional sobre Haneníase e Verminoses. Cerca de 3 mil estudantes de 5 a 14 anos de idade de 15 escolas públicas municipais passarão por exames de diagnóstico dessas doenças e serão encaminhadas para o tratamento nos casos confirmados.

A campanha acontece em todo o país e vai do dia 10 até o dia 14. Nesta sexta-feira, 07, pais de alunos da Escola Sandra Cavalcante, no bairro do Catolé, já receberam informações sobre a campanha e sobre a necessidade de prevenção. Os pais foram orientados a levar os filhos aos colégios para que eles possam fazer os exames na próxima semana.

A campanha este ano chama a atenção para a possibilidade de cura das doenças. A hanseníase, também conhecida como lepra, é causada por uma bactéria e provoca manchas no corpo. Ela pode ser contagiosa. Já a verminose é uma doença provocada por parasitas que causa diarreias, tonturas, náuseas, dores abdominais.

Além da campanha, a Direção de Vigilância Sanitária realiza diariamente as ações de controle da doença com os exames nas Unidades Básicas de Saúde. Os diagnosticados com as patologias são encaminhados para o Serviço de Referência, na Avenida Rio Branco, no bairro da Prata.

As ações educativas diminuíram a incidência dos casos notificados da hanseníase. Em 2011 eram 108, caiu para 87 em 2012. Em 2013, foram registrados 95 e em 2014 apenas 63 pessoas foram diagnosticadas com a hanseníase.

HPV – Em três das 15 escolas onde a campanha acontece, a Coordenação de Imunização da Secretaria de Saúde também vai oferecer a 2º dose da vacina contra o HPV, o Papilomavírus Humano, para as meninas de 9 a 11 anos de idade. Quase 40% das garotas residentes na cidade nesta faixa etária já se imunizaram contra o HPV.

Fonte: Codecom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO