Campina Grande inicia campanha de vacinação contra poliomielite e sarampo

A Secretaria Municipal de Saúde iniciou nesta segunda-feira, 6, a Campanha de Imunização da Poliomielite e do Sarampo. Em Campina Grande, 23.107 crianças menores de 5 anos de idade estão aptas para a imunização. A meta é vacinar 95% do público-alvo, que corresponde a 21.945 crianças.

A campanha começou nesta segunda e segue até o dia 31 de agosto. O dia D de vacinação será em 18 de agosto. As vacinas estão disponíveis em todas as Unidades Básicas, Policlínicas e Centros de Saúde da cidade. Os pais precisam levar o cartão de vacinação dos filhos.A vacina para sarampo é a tríplice viral, que protege também contra a caxumba e a rubéola. Ela é administrada em duas doses, sendo a primeira aos doze meses e a segunda aos 15 meses de vida. A vacina da poliomielite é administrada em três doses, aos dois meses, aos quatro e aos seis meses de vida, com dois reforços com 15 meses e com 4 anos de idade.

A campanha pretende evitar o ressurgimento do sarampo e da poliomielite. O principal motivo é o surto de casos de sarampo no Norte do país e a recusa de alguns pais de vacinarem seus filhos contra a pólio. Em Campina Grande não são registrados casos das doenças desde o século passado.

“Só quem conviveu com a era da paralisia infantil sabe os efeitos de uma doença como essa e como a vacina é importante para evitar o desenvolvimento desse problema. O sarampo também é outro mal extinto na nossa região, mas não podemos vacilar, temos que vacinar para que essas patologias continuem erradicadas na nossa cidade”, frisou a Coordenadora de Imunização do município, Miralva Cruz.

As doses são ofertadas durante todo o ano como vacinas rotineiras do Calendário Nacional de Imunização, mas em agosto a campanha intensifica o trabalho de vacinação. Os adultos de 20 a 29 anos podem tomar duas doses da tríplice viral e uma dose de 30 a 49 anos.

Fonte: Codecom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO