Campina Grande sedia capacitação para o Garantia Safra 2017/2018

Representantes de mais de 20 municípios do Compartimento da Borborema participaram na manhã desta quarta-feira, 8, no auditório da Vila do Artesão, em Campina Grande, de mais uma capacitação para o Programa Garantia Safra, edição 2017/2018.

Durante a capacitação, que é uma exigência do programa, os participantes receberam todas as orientações para o Garantia Safra deste ano. A iniciativa beneficia mais de 40 mil agricultores na região, sendo quase três mil só na zona rural de Campina Grande.

Estavam presentes secretários municipais de Agricultura, sindicalistas e conselheiros de desenvolvimento rural, além do consultor do Garantia Safra, Ranyfábio Cavalcante de Macedo; coordenador estadual do Garantia Safra, Alessandro de Oliveira Silva e outras autoridades. Todos foram recebidos pelo secretário municipal de Agricultura de Campina Grande, Fábio Medeiros.

Participaram da capacitação representantes dos municípios de Alagoa Nova, Algodão de Jandaíra, Arara, Areia, Areial, Campina Grande, Casserengue, Esperança, Lagoa Seca, Massaranduba, Matinhas, Montadas, Pilões, Puxinanã, Queimadas, Remígio, São Sebastião da Lagoa de Roça, Serraria, Serra Redonda e Solânea. Todos estes municípios integram a Região II.

De acordo com o secretário municipal de Agricultura, Fábio Medeiros, o prefeito Romero Rodrigues determinou total apoio à realização da capacitação em Campina Grande. Lembrou, ainda, que ao contrário do governo do Estado, cujos recursos para o programa foram liberados com atraso no ano passado, atrapalhando a programação e prejudicando os agricultores, a PMCG tem apresentado e oferecido a sua contrapartida no momento certo, cumprindo rigorosamente as suas obrigações.

“Ainda tem agricultor recebendo o Garantia Safra, cujos valores deveriam ter sido liberados até novembro do ano passado. Esperamos que a partir desta nova capacitação, estes problemas não venham a ocorrer novamente, pois temos todo zelo pelos quase três mil agricultores beneficiados só no município de Campina Grande”, afirmou o secretário.

Conforme destacou o secretário, para ter direito a receber o Garantia Safra, o agricultor não pode ter renda familiar acima de um salário mínimo e meio, além de área de plantio de até quatro módulos rurais. São beneficiados agricultores familiares, os quais ainda poderão tirar suas dúvidas se dirigindo ao novo endereço da Secretaria de Agricultura de Campina Grande, na rua Duque de Caxias, 83.

Já de acordo com Ranyfábio, este tipo de encontro é fundamental para que seja prestado a melhor e mais precisa orientação aos agricultores da região, sobretudo alertando ou preparando os técnicos sobre as mudanças no Garantia Safra. Ele avaliou o encontro desta quarta-feira como “muito proveitoso e participativo”, agradecendo o apoio dado pela PMCG.

Explicou, por fim, que o processo de inscrição para os interessados já está aberto e vai se prolongar até o dia 20 de dezembro, sendo que cada município fará o seu próprio cadastro de inscrição, atendendo-se as necessidades locais. Cada agricultor que for beneficiado receberá R$ 850,00, em cinco parcelas de R$ 170,00.

Fonte: Codecom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO