Campina Grande terá segundo dia D de vacinação da pólio e do sarampo neste sábado

A Secretaria Municipal de Saúde de Campina Grande já imunizou 18.150 crianças entre 1 e 4 anos de idade contra a poliomielite e o sarampo. Isso corresponde a 78% do público-alvo. A campanha terminaria nesta sexta-feira, 31, mas será realizado um segundo dia D de vacinação no sábado, 1, para que a cidade atinja a meta de imunizar 95% das crianças na faixa etária.

O dia D será realizado nos Centros de Saúde do Catolé, Bela Vista, Centro, Palmeira, Liberdade, São José da Mata, Unidade Mista de Galante, a Policlínica das Malvinas e as Unidades Básicas de Saúde Raiff Ramalho, Adriana Bezerra, Pedreira, Ronaldo Cunha Lima, Ramadinha II e Catingueira. A Coordenação de Imunização, que fica no Hospital Municipal Doutor Edgley Maciel, no José Pinheiro, também vai oferecer as doses.

“Vamos fazer esse dia de intensificação nesta reta final para tentar proteger o máximo de crianças e atingir a meta estipulada pelo Ministério da Saúde sem precisar prorrogar a campanha na cidade. Abriremos apenas algumas unidades estrategicamente nas áreas em que a vacinação ainda está baixa”, disse a Coordenadora de Imunização do município, Miralva Cruz.

A vacina contra o sarampo é a tríplice viral, que protege também contra a caxumba e a rubéola. Ela é administrada em duas doses, sendo a primeira aos doze meses e a segunda aos 15 meses de vida. A vacina contra a poliomielite é administrada em três doses, aos dois meses, aos quatro e aos seis meses de vida, com dois reforços com 15 meses e depois na criança com 4 anos de idade. Apesar dessa esquema vacinal, as crianças entre 1 e 4 anos que não receberam as primeiras doses no tempo certo estão recebendo a vacina normalmente e deverão receber os reforços mais à frente.

Além das vacinas contra o sarampo e pólio, a campanha também serve para fazer a atualização do cartão vacinal, aplicando todas as doses que são oferecidas para essa faixa etária, que são as vacinas que previnem contra a catapora, varicela e meningite, entre outras.

Fonte: Codecom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO