Cine Capitólio será transformado em Centro Cultural

LULA_REUNIAO_CULTURAO antigo Cine Capitólio, prédio desativado na área central de Campina Grande, deverá se transformar num Centro Cultural, proposta inicial apresentada durante  reunião que ocorreu ontem, no auditório da Secretaria de Cultura. O encontro para definir o destino do histórico prédio reuniu membros do Conselho Municipal e Patrimonial Cultural, Instituto Histórico de Campina Grande, Conselho de Cultura, Secretaria de Obras e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep).

Os debates se debruçaram na análise de três propostas. A da arquiteta Mayrla Souto Maior, que defende a criação de um espaço multicultural; a do professor Luciano Mendonça e a minuta “Capitólio das Artes”, elaborada pelo Memorial Severino Cabral, representado por Eneida Maracajá.

O futuro Centro Cultural será composto por uma cinemateca, que seria responsável pela preservação da produção audiovisual campinense em torno da difusão e restauração de seu acervo; um espaço para apresentações artísticas de dança, teatro e música, áreas destinadas ao usufruto da sociedade, como um café e salas voltadas aos Conselhos de Cultura, artístico e patrimonial de Campina Grande, entre outros.

Para a diretora Executiva do Iphaep, Cassandra Figueiredo, a adequação do projeto aos moldes históricos e dentro do consenso de utilizar o espaço como área multicultural, engrandece o respeito pela história de Campina.

“Saio daqui muito contente e feliz, pois, nossa preocupação é justamente com o tamanho do patrimônio, de um valor histórico fantástico que está destruído, então entramos em um consenso para revitalizá-lo transformando-o em um Centro Cultural acolhendo os mais diversos gritos da cultura local”, acentuou.

Após este processo de unificação das ideias para formatação do projeto final, a proposta será enviada para apreciação ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba, para que tão logo ocorra a aprovação pelo órgão, se inicie o plano de execução do projeto, no que diz respeito a sua funcionalidade.

Fonte: Codecom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO