Circuito Integrado de Educação promove mostra de cultura afrobrasileira em 14 escolas

circuito_educacaoO Circuito Integrado de Educação, Programa da Prefeitura de Campina Grande, promove durante o mês de agosto um ciclo de mostras pedagógicas sobre a cultura afrobrasileira. A ação acontece nas 14 escolas que participam do Circuito, atendendo 1,1 mil estudantes da Rede Municipal. Em cada mostra são realizadas apresentações artísticas protagonizadas pelos alunos, valorizando a dança, a música, moda, a culinária, a religiosidade e os costumes da cultura negra no Brasil.

A programação segue nesta quarta-feira, 19 de agosto, na Escola Municipal Dr Severino Cruz, no bairro do Monte Santo. Já na quarta-feira, dia 20, será a vez das escolas Leonardo Viturino, no Pedregal, e José de Almeida Jr, no José Pinheiro. O ciclo de mostras pedagógicas continua na próxima quinta-feira, 21 de agosto, na Escola Municipal Maria José de Carvalho, na Vila Cabral, e no CEAI Antônio Mariz, no bairro do Catolé. No dia 28 de agosto será a vez da Escola Selma Agra Vilarim, no bairro do Cruzeiro.

Durante a ação cultural, os estudantes realizam apresentações de danças típicas da cultura afrobrasileira, a exemplo do maculêlê e do maracatu. A capoeira também está presente, com a participação da equipe do Projeto Capoeira nas Escolas e dos capoeiristas mirins da Rede Municipal. O teatro e a literatura infantil também são utilizados como ferramentas pedagógicas para discutir e problematizar questões relacionadas ao combate à discriminação étnico-racial.

As salas de aulas são transformadas em espaços temáticos onde os visitantes, entre familiares de alunos e membros da comunidade do entorno da escola, tem a oportunidade de mergulhar no universo da cultura afrobrasileira, conhecendo aspectos da culinária, moda, religiosidade, mitologia e história da cultura de matriz africana.

A Escola Municipal Otávio Amorim, no bairro das Malvinas, foi o palco da mostra na manhã desta terça-feira, 18 de agosto, discutindo o tema “No batuque do conhecimento: misturando ritmos, sabores e fé”. Durante o evento, os estudantes e educadores que participam do Circuito Integrado de Educação apresentaram o resultado de todo o trabalho desenvolvido no decorrer do ano letivo. “O objetivo é promover a diversidade cultural e desconstruir estigmas e preconceitos que ainda cercam a comunidade negra”, explicou a professora Ana Maria.

Circuito Integrado de Educação promove mostra de     cultura afrobrasileira 19/08/2015Para a secretária de educação de Campina Grande, professora Iolanda Barbosa, a ação vai além do cumprimento da Lei Nº 10.639, que insere a temática da história e cultura africana no currículo escolar. “O resultado das mostras demonstram que nossas escolas estão tratando a temática da cultura afrobrasileira de modo interdisciplinar, unindo Educação Integral e diversidade cultural a disciplinas como história, geografia, literatura e até matemática”, explicou Iolanda. Também já participaram do ciclo de mostras pedagógicas as escolas municipais Maria Salomé, Luzia Dantas e Gustavo Adolfo. As escolas municipais Luis Cambeba, Petrônio Figueiredo, Liliosa Barreto e Apolônia Amorim ainda não tem data definida para a realização de suas edições do evento.   Circuito Integrado de Educação promove mostra de     cultura afrobrasileira 19/08/2015

 CIRCUITO

O Circuito Integrado de Educação é o programa de Educação Integral da Prefeitura Municipal de Campina Grande. Participam do circuito 14 escolas da Rede Municipal. Em 10 destas escolas o Circuito conta com o apoio do Instituto Alpargatas. São oferecidas oficinas de esportes, capoeira, dança, teatro, meio ambiente, além de ações do cineclube, brinquedoteca, circo e letramento. Cerca de 30 educadores participam do circuito, entre educadores sociais, capoeiristas, professores de educação física e a equipe da Dança Cidadã.

Circuito Integrado de Educação promove mostra de     cultura afrobrasileira 19/08/2015

Fonte: Codecom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO