Com programação de palestras e workshop, AMDE realiza a 1ª Semana do Artesão em março

Semana_Artesanato_2017A Agência Municipal de Desenvolvimento de Campina Grande (AMDE) realizará no período de 13 a 17 de março a 1ª Semana do Artesão, que ocorrerá no auditório Pedro Vaz Ribeiro (Sindó Ribeiro) na Vila do Artesão, localizado na Avenida Almeida Barreto, s/n, no bairro do São José. O evento terá uma programação intensa com palestras e workshops. Serão cinco dias para homenagear, divulgar e comercializar o artesanato campinense.

O evento tem como objetivo, sobretudo proporcionar uma maior interação entre os artesãos bem como oferecer experiência de profissionais e consultores através de parcerias efetivadas com o Sebrae e com o curso de Design da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Cerca de 200 artesãos vão participar do evento e milhares de peças estarão sendo comercializadas, com preços acessíveis a partir de R$ 5 (cinco reais).

A 1ª Semana do Artesão será aberta ao público e há uma grande expectativa de visitação e vendas de peças artesanais por parte dos organizadores, uma vez que profissionais de renomes estarão proferindo gratuitamente palestras e workshops de interesse dos artesãos, bem como do público em geral.

Na segunda-feira, dia 13 de março, das 16h às 18h, haverá uma palestra sobre   “Excelência em atendimento”, com o palestrante e consultor do Sebrae, Roberto Braga de Oliveira. Indiscutivelmente esse é um tema importantíssimo para quem pretende competir no mercado atual. A excelência no atendimento ao cliente é um dos maiores diferenciais competitivos do mercado e o fator principal para o crescimento das vendas, afinal não existem empresas estabilizadas que prosperem e conquistem mercado sem clientes satisfeitos.

Na terça-feira, dia 14 de março, das 16h às 18h, será a vez das palestrantes e também consultoras do Sebrae, Gerlane Farias e Rozenilda Ramos com a palestra “Formalização para começar bem”. Outro tema que merece destaque, uma vez que os participantes terão a oportunidade de aprender a identificar os procedimentos para o registro do seu negócio, abordando os aspectos legais e os caminhos para a formalização.

Na quarta-feira, dia 15 de março, das 9h30 às 13h, será a vez do Professor Doutor Phd em Engenharia têxtil e Materiais, mestre e graduado em design industrial da Faculdade Integrada do Sertão, Clécio Lacerda com o tema: “Bioinspiração e artesanato: a inspiração que vem da natureza”, onde o público participante terá a oportunidade de conhecer novas ideias para produzir estruturas baseadas na observação da natureza.

Ainda na quarta-feira, dia 15 de março, das 14h às 16h30, será a vez dos palestrantes, alunos da pós graduação em Moda pela Faculdade SENAI da Paraíba, graduados em Design pela UFCG, com larga experiência no mercado de moda, Marco Santiago e Ana Amélia falar sobre “Aplicabilidade da moda no Artesanato”, onde será explanado a aplicabilidade da moda por meio de processos artesanais.

Na quinta-feira, dia 16 de março, das 9h às 12h, ocorrerá um workshop sobre “Metodologia para desenvolvimento de coleções”, com a palestrante e professora de Design da Universidade Federal de Campina Grande, Cleone Souza.

E encerrando as atividades da 1ª Semana do Artesão, na sexta-feira, dia 17 de março, das 16 às 18h, mais uma vez a professora Cleone Souza proferirá palestra sobre “Empreendedorismo com atividades colaborativas”.

Confira currículo e experiência dos palestrantes:

Segunda – Palestrante: Roberto Braga de Oliveira

Analista Técnico do SEBRAE, pós-graduado em Gestão Estratégica do Varejo pela USP, Especialização em Consultoria de Pequenas Empresas pela USP em São Paulo e diversos cursos na área de vendas, marketing e empreendedorismo

Terça – Palestrante: Gerlane Farias e Rozenilda Ramos (Sebrae)

Esta oficina possibilita o participante compreender o trâmite para legalizar o seu negócio, além de conhecer o passo a passo da formalização dos diversos tipos de empresa, bem como as obrigações e os direitos adquiridos a partir do registro como pessoa jurídica.

Quarta – Palestrante: Marco Antonio Santiago Filho (Marco Santiago)

Técnico em Produção de Moda – Senai CT-Moda, Bacharel em Design de Produto  – Universidade Federal de Campina Grande, Pós-Graduando em Moda e Mercado- Faculdade Senai da Paraíba, Estágio Eva Bag&Shoes- Design de Produto, Comerciais televisionados para loja Oficina da Moda- Produtor de Moda, TCC do curso técnico, coleção alta costura de Vestidos denominada “Expecto Patronum”, Desfile Gira Calçados 2014- Produção de Moda

Palestrante: Ana Amélia

Graduanda em Design de Produto pela Universidade Federal de Campina Grande, realizou um Intercâmbio em 2014/2015 na UNIFI – Università degli Studi di Firenze, possui Pós graduanda em Moda e Mercado pela Faculdade SENAI

Palestrante: Professor Doutor Clecio de Lacerda

Bacharel e Licenciado em Design Industrial, pela Universidade Federal de Campina Grande-Paraíba, no ano de 2006, Mestre em Design, pela FEUP, Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, em consórcio com a ESAD, Escola Superior de Artes e Design, Ambas no Porto-Portugal no ano de 2009, Doutor-Ph.D., em Engenharia Têxtil pela Universidade do Minho, Guimarães, Portugal no ano de 2015.

Quinta e sexta – Palestrante: Cleone Ferreira de Souza

Docente do Curso de Design da Universidade Federal de Campina Grande, Mestre e Especialista em Engenharia de Produção com graduação em Desenho Industrial(DESIGN) e Licenciatura Plena em Pedagogia, possui grande experiência com elaboração e gerenciamento de projetos, diagnósticos setoriais, estudo e mapeamento de cadeia produtivas com ênfase no desenvolvimento das micro e pequenas empresas. Desenvolve também trabalhos de extensão tecnológica e inovação com estudantes universitários de Design com o objetivo de inserir o uso do design como ferramenta geradora de diferenciais competitivos para a inserção de produtos em novos mercados ou mesmo a manutenção do mesmo.

Fonte: Codecom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO