Comemoração do Dia da Independência em Campina terá cinco mil pessoas

Evento será aberto pelo prefeito Romero Rodrigues às 07h30h
Cerca de cinco mil pessoas representando 59 entidades civis, militares, religiosas e escolares, participam neste sábado, 07 de Setembro, a partir das 7h30, das comemorações alusivas ao Dia da Independência do Brasilem Campina Grande.

O evento, que será aberto pelo prefeito  Romero Rodrigues, terá como palco (palanque de autoridades)  a Praça da Bandeira, com desfile cívico-militar em toda extensão da Avenida Floriano Peixoto – trecho entre o Viaduto Elpídio de Almeida e o Teatro Municipal Severino Cabral.Conforme a programação, divulgada pela Secretaria de Educação (Seduc), o desfile terá início às 8h30, com o ato de revista da tropa, logo após a cerimônia de hasteamento das bandeiras, marcada para as 8h, na Praça da Bandeira.

Além de enaltecer a cidadania e homenagear a Pátria, o desfile deste ano vai abordar o tema “Campina: patrimônio histórico e diversidade cultural”, ressaltando o sentimento de identidade e pertencimento da população com a cidade, sua história e suas tradições.

Também no dia 7, no turno da tarde, será a vez do distrito de Galante receber as comemorações em alusão à Independência. O desfile, que contará com a participação de 24 entidades, será realizado na rua principal do distrito, a partir das 14h30.

Já no dia 16, a Prefeitura realiza o desfile do distrito de São José da Mata, também a partir das 14h30, com a participação de 24 instituições, encerrando as atividades deste ano da Semana da Pátria.

 STTP tem pronto  plano de mobilidade para  feriado deste 7 de Setembro
A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos montou todo  plano operacional de trânsito e transportes para o feriado desta sexta-feira,  7 de setembro, incluindo a apresentação de ala especial de educação de trânsito durante desfile cívico.

Como no ano passado, este ano também haverá a participação de várias equipes do setor de educação de trânsito durante o desfile cívico, destacando uma ala especial com apresentação de dois pelotões, como o de “Paz no Trânsito”, referenciando o Dia Municipal da Paz no Trânsito, e um outro formado por “Agentes Mirins”, onde cerca de 40 crianças filhos de funcionários da STTP e da comunidade. O desfile contará ainda com a representação de alunos e da banda fanfarra da escola municipal Anis Timanis, integrando a equipe educativa da STTP.

De acordo com o cronograma de ações de operação, a STTP estará apoiando o desfile cívico desde as 05hs da manhã, com a participação de todos os seus setores de trânsito, transportes, e a divisão de sinalização, através da interdição de ruas, disponibilizando cavaletes e cones.

Como ficará o Transporte Coletivo
 A frota de transporte coletivo estará em operação especial até as 14 horas, horário previsto para o término do evento, com frota acrescida de cerca de 30% desde as primeiras horas da manhã, atendendo a todos os bairros da cidade.

A Divisão de Controle Operacional, da gerência de transportes, preparou um esquema especial que estará garantindo aos campinenses acessos de embarques e desembarques mais próximos ao local do evento. Considerando as interdições de ruas necessárias e já previstas para a realização do desfile, algumas linhas de ônibus terão seus itinerários modificados, na área central, enquanto durar a festividade.

Em razão da interdição de via rotatória do Viaduto (Av. Floriano Peixoto – Boi e Brasa), as rotas de ônibus serão desviadas para a Av. Janúncio Ferreira, seguindo pela Rua Vigolvino Wanderley, Rua 7 de Setembro.

Já em outro ponto de interdição (Av. Floriano Peixoto – Teatro Municipal – Praça Clementino Procópio – Antigo Posto Futurama), as rotas de ônibus serão desviadas para as Ruas Treze de Maio, Rui Barbosa e Afonso Campos.

Como no ano passado, haverá modificação na saída dos ônibus do Terminal de Integração, sentido Teatro Municipal/Catedral. Ainda dentro do plano de mobilidade, esse modal de transporte seguirá normalmente pela av. Mal. Floriano Peixoto e seguirão pelo desvio no cruzamento com a Rua Rui Barbosa, seguindo seu destino pela Rua Treze de Maio.

Trânsito – Para que este objetivo do plano de mobilidade seja alcançado durante o evento, é necessário realizar ações nos arredores da Av. Floriano Peixoto, dando assim maior segurança e tranquilidade aos participantes. A STTP contará com um efetivo aproximado de cinquenta agentes de trânsito durante o evento, distribuídos da seguinte forma: dezoito motocicletas; seis automóveis, duas caminhonetes de suporte. Esse dispositivo será distribuído em dois turnos em Campina Grande, pela manhã, e a tarde no desfile do Distrito de Galante.

Ainda conforme planejamento da gerencia de trânsito, na logística do dia 7 de Setembro serão utilizadas viaturas e motocicletas, dando suporte e desenvolvendo as atribuições da STTP, desde a locomoção do efetivo do Exército, do quartel da Palmeira até a área de concentração do desfile, e como também participando do desfile, encerrando a apresentação das Forças de Segurança.

Fica assim programado os trechos com interdições de trânsito: 

– Viaduto – O fluxo proveniente da Av. Manoel Tavares será desviado para o acesso à Av. Giló Guedes. O fluxo proveniente da Av. Janúncio Ferreira e da Rotatória serão impedidos de adentrar à Av. Floriano Peixoto.

– R. Tavares Cavalcante (próximo ao Sintab) – O local será reservado para a concentração das escolas que irão desfilar no evento.

– Praça da Bandeira x Getúlio Vargas – O local será reservado para a montagem do palco e área de apoio às autoridades. O fluxo será desviado para a Av. Getúlio Vargas.

– R. Sebastião Donato x Av. Floriano Peixoto – O acesso à Av. Floriano Peixoto (CLIPSI) será interditado, exceto para os ônibus provenientes do Terminal de Integração.

– Av. Floriano Peixoto X R. Rui Barbosa – O fluxo remanescente da Av. Floriano Peixoto, sentido centro, será desviado para a Rua Rui Barbosa em direção à Rua Treze de Maio.

São José da Mata – Ainda constando no Plano Operacional das comemorações alusivas ao 7 de Setembro, as equipes da STTP também estarão realizando monitoramento e disciplinamento do trânsito no próximo domingo, dia 09, no Distrito de São José da Mata, no período da tarde.

Para tanto, nesses trechos será constatada a presença de fiscais de transporte para auxiliar na orientação aos motoristas de ônibus das rotas que serão afetadas nestas operações. Para informações adicionais, a STTP disponibiliza o fone de plantão 3341.1517, com atendimento especial a população.

Fonte: Codecom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO