Distritos de Galante e S.ão José da Mata terão bases do SAMU

samu Para diminuir o tempo de resposta no atendimento do SAMU 192, a Prefeitura Municipal de Campina Grande vai implantar bases descentralizadas do serviço nos Distritos de Galante e São José da Mata. A previsão da Secretaria de Saúde do município é que os atendimentos das equipes descentralizadas do SAMU comecem a ser realizados a partir do mês de outubro deste ano.

As duas bases descentralizadas terão estrutura administrativa e alojamento para as equipes socorristas, com dormitórios, banheiros e refeitório. Os serviços também contarão com espaços adaptados para limpeza das unidades móveis. Cada base ainda vai disponibilizar uma ambulância para realizar os chamados de atendimentos, que serão regulados pela sede do SAMU, que funciona na Avenida Almeida Barreto, no bairro de São José.

A secretária municipal de saúde, Luzia Pinto, informou que a implantação das bases descentralizadas em Galante e São José da Mata foi uma determinação do prefeito Romero Rodrigues para ampliar os serviços de saúde nas sedes dos distritos administrativos. “Para isso, concluímos o processo de  qualificação do SAMU junto ao Ministério da Saúde, que, após certificar a qualidade no atendimento do serviço, liberou a instalação das bases naqueles dois distritos”, explicou.

ent_amb_samu1De acordo com a secretária, atualmente, o SAMU campinense conta com 10 ambulâncias e 5 motolâncias  habilitadas para prestar atendimentos no município, além das quatro ciclolâncias. “O projeto Ciclolâncias é uma iniciativa nossa, lançada em 2014, e que disponibiliza técnicos de enfermagem nos espaços de caminhadas da cidade, como o Parque da Criança. Os profissionais circulam em bicicletas nestes espaços e fazem os primeiros socorros aos praticantes de atividades físicas até a chegada da ambulância ao local”, esclareceu.

Abrangência – O SAMU 192 de Campina Grande é regionalizado e regula os atendimentos do serviço em 54 municípios paraibanos, contando com bases descentralizadas em 25 destas cidades. No total, são 42 ambulâncias habilitadas para o atendimento a uma população de quase 1 milhão de habitantes. A média  mensal é de 4.600 ocorrências atendidas na área de abrangência do SAMU Regional, sendo 2.800 somente em Campina Grande a cada mês.

Fonte: Codecom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO