Escolas municipais participam de Olimpíada de Informática

LafiteAlunos das escolas municipais Maria José de Carvalho, Maria das Vitórias, Leonardo Vitorino, Promoção Humana, Antonio Mariz e Gracinda Melo, estão habilitados a participar da Olimpíada de Informática, que acontecerá no mês de maio próximo, em Campina Grande. O evento é uma parceria da Prefeitura, Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação e Secretaria de Educação com a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Conforme o projeto, as olimpíadas científicas mais do que competições entre jovens que envolvem conhecimentos de alto nível, constituem-se numa importante ferramenta educacional, com impacto direto na formação de recursos humanos qualificados, em ciências, descobrindo e estimulando talentos.

O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do município, Hércules Lafit afirmou que estão sendo adotadas todas as providências com vista à realização de mais esta ação, que possibilitará a participação de das escolas do município e da UFCG. Segundo o secretário, nesta edição, serão incluídas apenas seis unidades escolares que dispõem de laboratórios de informática, inclusive com Wi-Fi. O início das inscrições está previsto para o início de maio.

Desenvolvido a partir de 2008, o projeto consiste na organização de duas atividades principais: olimpíadas de programação e cursos de capacitação. Mais de 200 alunos do ensino fundamental ao superior de Campina Grande, João Pessoa e Guarabira já foram contemplados, alguns destes, já ingressaram na UFCG, e uma parte absorvida por grandes empresas do Valo do Silício (Google, Facebook e Microssoft).

Lafit destacou a importância do projeto, que tem grande influência na atração de grandes talentos para o Curso de Ciência da Computação da UFCG. Para ele, é fundamental este tipo de parceria, uma forma de oferecer oportunidades também para os alunos da rede municipal, considerando o conceito da UFCG, colocada entre as de maior destaque do Norte, Nordeste e Centro Oeste.

Fonte: Codecom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO