Fé e devoção movimentam a economia no Maior São João do Mundo

Sagradas recordações

Em Campina Grande, o Maior São João do Mundo é uma festa, antes de tudo, religiosa e cheia de crenças, com raízes muito fortes na fé e na devoção. A tradição das festas juninas é responsável pelo otimismo do comércio neste mês. Atraídos pelas comemorações, os consumidores movimentam as lojas especializadas em  artigos religiosos e adereços. As festividades de Santo Antônio (dia 13), São João (dia 24) e São Pedro (dia 29), ampliam as vendas nas lojas e preservam as tradições da comunidade católica.
WhatsApp Image 2018-06-29 at 21.21.12 (1)A tradição religiosa é uma das marcas do período junino, essa época festiva contagia as pessoas despertando nelas o lado devoto. Para preservar a cultura e a religiosidade, a Diocese de Campina Grande, comandada pelo Bispo Dom Dulcênio, realiza todos os anos uma exposição de artigos religiosos dentro da réplica da Catedral de Nossa Senhora da Conceição, na cidade cenográfica do Parque do Povo, com arte sacra, vestimentas dos rituais católicos, além das imagens de diversos santos,  com o intuito de manter o espírito religioso da festa.

Além das festas, o comércio também faz parte dessa preservação cultural e religiosa. Na Livraria Redentorista, que comercializa produtos religiosos, no centro de Campina Grande, a procura e venda de itens relacionados às imagens sacras cresceu nesse período. “São Pedro, Santo Antônio e São João são os mais procurados”, afirma Daniel Almeida, gerente da loja. Os clientes também vão à procura de livros, orações e terços que estejam relacionados aos santos.

WhatsApp Image 2018-06-29 at 21.21.13

Daniel aborda a importância de manter essa tradição e afirma que tenta contribuir com esse aspecto: “A gente tem contribuído disponibilizando diversos artigos, e ficamos felizes em ver que essa tradição vem se mantendo viva!”  Ele explica que a loja é uma instituição filantrópica que existe há 10 anos, comandada por um padre da congregação e que parte do lucro obtido é enviado para aos alunos seminaristas, contribuindo em sua formação para o sacerdócio.

A demanda pelos produtos é diversa, tem quem compre para si próprio, e tem quem compre para presentear. Ainda hoje, existe muita procura pelos santos juninos para fazer alguma simpatia ou agradecer uma graça alcançada. “Um exemplo é o Santo Antônio, muita gente vem aqui buscando ele pra fazer simpatias, arranjar um namorado, marido, ou até mesmo agradecer pelo parceiro que oficializou uma união”, disse Daniel.

WhatsApp Image 2018-06-29 at 21.21.11A loja Distribuidor Artigos Religiosos, que também fica localizada no centro da cidade, possui vendas em atacado e varejo, se diferenciando das demais. Apesar do estabelecimento ter sido inaugurado recentemente, Suênia Magna, gerente do local, informa que o índice de vendas nesse período junino supera as expectativas, principalmente em relação às imagens de Santos. “Pelo fato de ser o Maior São João do Mundo, as vendas em atacado tendem a crescer, devido aos turistas que vem em busca de conhecer e comprar o produto’’, disse Suênia. Ela declara que devido às superstições referentes ao santos casamenteiros, Santo Antônio e São José, considerados protetores do casamento, as vendas dessas imagens triplicaram. Também não deixa de expressar o seu lado sentimental e religioso referente aos produtos, já que desde pequena está inserida no meio católico . “Sempre tive a admiração por esses artigos e me identifico, não é só pela venda, mas pela afinidade que eu tenho ao catolicismo’’, concluiu Suênia.

A fé faz parte de cada um de nós, portanto, que possamos expressá-la como preferirmos. Cada um possui sua crença, e desde que haja respeito ao próximo, todas sempre serão válidas.

Fonte: Codecom

Materia:Reporter Junino

Campina Grande, 29 de junho de 2018  ·  Escrito por Ingrid Donato e Talita Pontes  ·  Editado por Inaldete Almeida Oliveira  ·  Fotos de Ingrid Donato

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO