Filarmônica Epitácio Pessoa tem participação de destaque nas comemorações da Semana da Pátria

Filarmonica_Epitacio_PessoaAo longo desta semana, em comemoração à Semana da Pátria, a rotina da Filarmônica Epitácio Pessoa entra no roteiro desse momento cívico do País. As apresentações começam no dia 1º e se encerram no dia 07 de setembro dia da Independência do Brasil. Nas comemorações que acontecem em Campina Grande, nos distritos de São José da Mata e Galante, são tocados os hinos nacionais, da cidade, da bandeira e também os dobrados que são estilos tipicamente brasileiros.

A Orquestra Filarmônica Epitácio Pessoa representa um dos patrimônios artístico e cultural da Rainha da Borborema. Criada em 1898 pelo sogro do ex-prefeito Cristiano Lauritzen, a Filarmônica de Campina Grande teve os nomes de: Banda de Música Campinense e depois Banda 15 de Novembro. O nome atual, Epitácio Pessoa, não é datado porque falta registro que comprove o ano específico dessa denominação.

O estilo musical da Filarmônica Epitácio Pessoa é bem eclético, buscando agradar a todos os gostos sem uma padronização linear. Isso se reflete desde a sua fundação em que as apresentações aconteciam nos coretos das praças da cidade. A orquestra conta na sua formação com 50 músicos, com faixa etária e formação acadêmica diversas.

Essa espécie de formação musical no Brasil teve inicio com a vinda da Família Real e nestes 117 anos de existência a parceria da Filarmônica com a Prefeitura de Campina Grande, mantém viva essa criação imperial. O prefeito Romero Rodrigues continua com seu compromisso firme em torno do legado cultural da Rainha da Borborema. “Eu acho que a responsabilidade da Prefeitura é muito grande, percebemos  que o Prefeito tem uma dedicação muito carinhosa junto à Filarmônica, e dentro das possibilidades financeiras do município procura fazer o que pode”, afirmou Fernando Alves, diretor adjunto da Filarmônica Epitácio Pessoa.

Na oportunidade Fernando Alves ainda destacou que Campina Grande precisa oferecer mais cores aos sons, isto porque o estilo de música predominante na cidade é o forró, representado pela voz, já a Filarmônica representa um ritmo instrumental, “não precisamos retirar um estilo para colocar outro, as pessoas que assistem ao forró podem também apreciar uma apresentação de instrumentos da Filarmônica. Todos podemos conviver neste universo da música”, disse o diretor adjunto da Banda.

A Orquestra Filarmônica Epitácio Pessoa possui um calendário anual de apresentações bem direcionado, que vai desde o réveillon, passa pelo Casamento Coletivo no Parque do Povo durante o Maior São João do Mundo, eventos cívicos como o da Independência do Brasil e Emancipação Política de Campina Grande no dia 11 de outubro, dentre outros compromissos.

A direção da Filarmônica Epitácio Pessoa informa que os ensaios da Orquestra acorrem durante a semana nas segundas, quartas e sextas-feiras, na sede localizada na rua Venâncio Neiva, nº 97, centro de Campina, em cima da loja Casa do Artesão, das 19h as 21h. Outras informações podem ser acessadas na página do Facebook Orquestra Filarmônica Epitácio Pessoa e também no twitter.

Fonte: Codecom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO