I Seminário de Educação Integral começa na próxima segunda-feira

Seminario-Educacao-IntegralComeça na próxima segunda-feira, 04, o I Seminário de Educação Integral de Campina Grande. A abertura será às 8 horas, no Teatro Municipal Severino Cabral, com apresentações culturais e palestras que discutem o modelo de educação pública na perspectiva da integralidade.

O evento é uma realização da Secretaria de Educação da Prefeitura de Campina Grande em parceria com o Instituto Alpargatas.

Serão três dias de seminário, de 4 a 6 de maio, com uma programação que vai promover o intercâmbio de experiências de educação integral em vigor em Campina Grande e em outros municípios dos estados da Paraíba e de Pernambuco. O tema central desta primeira edição do Seminário é “Educação Integral e Integralidade: desafios e perspectivas”. A expectativa dos organizadores é reunir mais de 500 participantes.

A palestra de abertura será com o pedagogo Alfredo Carlos Gomes da Costa, de Minas Gerais, que abordará o tema central do seminário.

Em seguida, será a vez da Secretária de Educação do Município de Campina Grande, Professora Iolanda Barbosa, subir ao palco do teatro Severino Cabral para discutir o tema “Financiamento e Educação Integral: rede que entrelaça saberes e fazeres”.

Antes as palestras, haverá a apresentação cultural “Pretinho, meu boneco querido”, realizada pelos estudantes da Escola Municipal Promoção Humana, com foco na valorização da diversidade étnica da cultura brasileira.

A programação do segundo dia de seminário acontecerá no Centro de Formação de Professores, nas Malvinas, e será dedicada aos relatos de experiências.

Pela manhã, haverá a realização de uma mesa-redonda com relatos de experiências relativos à implantação da Educação em Tempo Integral em duas cidades de Pernambuco: Recife e Jaboatão dos Guararapes.

À tarde, a mesa redonda será com os gestores de duas Escolas da Rede Municipal de Campina Grande que já adotam o modelo da Educação Integral: Escola Municipal Leonardo Vitorino e Escola Municipal Maria Salomé.

Na quarta-feira, 06 de maio, os debates acontecerão simultaneamente em 14 escolas da Rede Municipal, com discussões de planejamento sobre a operacionalização e a estrutura de funcionamento das instituições para a implantação de ações que promovam a Educação Integral.

Os encontros acontecem nas escolas municipais participantes do programa “Cultura pela Paz”, do Instituto Alpargatas, e do “Circuito Integrado de Educação”.

Fonte: Ascom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO