Mais de 2.000 trabalhadores encaminhados pelo Sine Municipal conseguiram empregos em 2018

Durante o ano de 2018, dos trabalhadores que foram encaminhados pelo Sine Municipal, cerca de 2,1 mil conseguiram ser inseridos no mercado de trabalho formal. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), criado como registro permanente de admissões e dispensa de empregados, sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

O CAGED é utilizado pelo Programa de Seguro-Desemprego para conferir os dados referentes aos vínculos trabalhistas, além de outros programas sociais. Este cadastro serve, ainda, como base para a elaboração de estudos, pesquisas, projetos e programas ligados ao mercado de trabalho, ao mesmo tempo em que subsidia a tomada de decisões para ações governamentais.

O coordenador do Sine Municipal, Hércules Lafite, destaca que, apesar da crise do país, o trabalho do Sine foi bastante profícuo durante o ano que termina. “Conseguimos encaminhar milhares de trabalhadores a empresas e 2.100 conseguiram voltar ao mercado de trabalho. Contamos também com o apoio do prefeito Romero Rodrigues, que se empenhou na busca de novos empreendimentos para a geração de empregos e renda”, declarou.

BALANÇO DAS ATIVIDADES – Além dos encaminhamentos de trabalhadores para preenchimento de vagas nas empresas e indústrias de Campina Grande, o Sine participou de várias atividades, em parcerias com instituições e promoveu capacitações para trabalhadores e jovens que buscam o primeiro emprego.

Em janeiro de 2018, o Sine participou do Circuito Comunidade, da TV Paraíba, no Conjunto Severino Cabral, levando os serviços à comunidade. Em fevereiro voltou a participar do Circuito Comunidade, da TV Paraíba, no Bairro de José Pinheiro.

No mês de março foram realizadas as comemorações da Semana da Mulher. Na oportunidade, 80 mulheres trabalhadoras participaram de capacitação.

A primeira Edição do ‘Programa Qualifica Jovem Aprendiz’ aconteceu em abril, com a participação de 320 jovens na faixa etária de 16 a 24 anos.

No mês de maio, o Sine realizou a ‘Semana do Trabalhador’, quando foram capacitados 80 trabalhadores; participou da Feira de Empregabilidade, organizada em parceria com a Faculdade Pitágoras e Grau Técnico, além de participação em ações sociais no Conjunto Acácio Figueiredo.

Em julho, 160 jovens entre 14 e 24 anos participaram da 2ª edição do ‘Programa Qualifica Jovem Aprendiz’.

O Sine participou em agosto do Projeto Social do CRAS “Aprendizes em Ação”, numa parceria com o CRAS do Birro do Pedregal, que resultou na qualificação de 30 jovens. Ainda em agosto foi realizado o 1º Feirão de Emprego e Capacitação, sendo oferecidos cerca de 130 empregos formais.

Já em setembro, em parceria com o Senai foram oferecidos Cursos de Qualificação para os trabalhadores, sendo 90 vagas nos seguintes cursos; Injeção Eletrônica de Motocicleta; Mecânico de Motos; Serigrafista; Pedreiro e Almoxarife.

No mês de outubro, em parceria com a Indústria TESS, o Sine participou do programa de capacitação “Komunidade Profissão”, 320 trabalhadores que foram capacitados pelos instrutores da indústria; com o Sebrae e a TV Paraíba foi realizada o “Programa Preparatório para o Primeiro Emprego”, para 100 jovens em busca do primeiro emprego. Em parceria com a Fundação CDL aconteceu a 1ª edição do Curso de Técnicas de Vendas, que contou com a participação de 40 trabalhadores. A segunda edição do Projeto ‘Komunidade Profissão’ aconteceu em novembro, em parceria com a TESS, e teve a participação de 320 trabalhadores.

Finalmente em dezembro, o Sine Municipal realizou a 2ª Edição do Curso de Técnicas de Vendas, em parceria com a CDL. 50 trabalhadores participaram do curso. E aconteceu a reunião com a Comissão Municipal de Emprego e Renda para a prestação de contas, contando com a participação do coordenador do Sine, Hércules Lafite.

Fonte: Codecom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO