No Dia Mundial da Educação, Seduc celebra avanços na Rede Municipal

Nesta sexta-feira, 28 de abril, comemora-se o Dia Mundial da Educação. Além de chamar atenção para os desafios que envolvem a garantia do acesso à educação de qualidade, a data também é uma oportunidade para celebrar as conquistas e avanços obtidos nessa área.

No caso da Rede Municipal de Ensino de Campina Grande, as ações que vem sendo realizadas nos últimos anos pela Prefeitura para o fortalecimento da educação pública trouxeram resultados satisfatórios, superação de metas e possibilitaram a realização de ações pioneiras no município.

Exemplo disso foi a implantação, em fevereiro deste ano, da primeira escola pública em tempo integral bilíngue de Campina Grande, modelo até então inédito em outras redes municipais de ensino do Nordeste.

Com quase 200 alunos matriculados, a Escola Municipal Estudante Leonardo Vitorino Guimarães realiza suas atividades em Português e Inglês, oferecendo aos estudantes da rede pública a oportunidade de aprender uma língua estrangeira, essencial para a formação e o futuro profissional de crianças e adolescentes.

Outro feito importante para a educação pública municipal foi a conquista da autonomia no transporte escolar.

Realidade em apenas 5% dos municípios brasileiros, em Campina Grande ela se concretizou graças à aquisição recente de cinco novos ônibus, que elevou de 22 para 27 a frota de veículos próprios da Secretaria de Educação (Seduc), dispensando a necessidade de contratação de empresas privadas para complementar as rotas que atendem aos distritos e à zona rural de Campina Grande.

Para oferecer conforto aos alunos, a gestão municipal também concluiu em 2017 a renovação de todo o mobiliário das escolas e creches da Rede. Iniciada durante a primeira gestão do prefeito Romero Rodrigues, com a aquisição de novas carteiras para alunos do 1º ao 5º ano, a renovação foi concluída este ano com a entrega de carteiras e conjuntos para a Educação infantil e os estudantes do 6º ao 9º ano.

Segundo a secretária de Educação do município, Iolanda Barbosa, estas ações, que marcam os primeiros meses de 2017, representam apenas uma pequena parte do trabalho que vem sendo realizado pela gestão municipal, tanto no campo da infraestrutura quanto das ações pedagógicas, para efetivar o direito à educação de crianças e adolescentes de Campina Grande.

Entre essas ações, ela também recordou a efetivação do reajuste de 7,64% no piso nacional do magistério, retroativo ao mês de janeiro, e o pioneirismo de Campina Grande ao garantir vaga e matricular quatro bebês com microcefalia nas creches municipais, onde eles são acompanhados por cuidadores e professores capacitados para acolher e contribuir com o seu desenvolvimento.

“Aproveitamos esse dia simbólico para reafirmar o nosso compromisso de continuar avançando na educação pública municipal e para reconhecer e agradecer o trabalho de todos os educadores que fazem parte da Rede Municipal de Ensino”, concluiu.

Fonte: Codecom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO