sttp_reuniao_libras

Parceria possibilitará curso de libras para servidores da STTP

sttp_reuniao_librasNa manhã desta quinta-feira, 21, o superintendente da STTP, Félix Araújo Neto, esteve reunido com a diretoria da Associação dos Surdos de Campina Grande, formada por alunos da EDAC – Escola de Deficientes de Áudio-Comunicação.

Durante o encontro foram discutidos vários assuntos de interesse das duas instituições, como por exemplo,  a parceria com a Prefeitura na realização de um curso de Libras (Língua Brasileira de Sinais), capacitando vários servidores da STTP para um atendimento gestual usada para comunicação com portadores de deficiências auditivas.

O curso terá cinco níveis de formação, com conteúdo direcionado para as funções de agente de trânsito; fiscal de transporte; recepcionistas; atendimento no cadastro de gratuidade, entre outras funções, e que receberão tudo o que precisa para se comunicar com a comunidade surda do Brasil. Ao contrário do que muitos pensam, a Libras não é composta apenas de gestos aleatórios, e sim de uma complexa estrutura gramatical própria, ou seja, uma verdadeira linguagem a parte.

Com uma turma inicial de vinte alunos, os servidores da STTP terão um conteúdo do básico ao avançado, como o alfabeto em libras, gestos, movimentos, pontos de articulações, expressões corporais e faciais, configurações da mão e tudo mais que é necessário para uma boa e clara comunicação com deficientes auditivos.

Participaram da reunião, além do superintendente Félix Neto, o gerente administrativo e financeiro da STTP, Roberto Loureiro, a professora e interprete da EDAC – Maria do Socorro Leal, além dos alunos e integrantes da Associação dos Surdos – Fabrício Alves (presidente), Evailson Souza (tesoureiro), e Felipe Fernandes (diretor de esportes).

Félix Neto se mostro agradecido com a cortesia da visita, e disse que estava à disposição dos membros da associação. “Meu desejo é o de renovar e fortalecer as ações, dentro do legal, sempre que necessário”, disse o dirigente, lembrando ainda da luta dos alunos da EDAC pelo passe livre nos transportes coletivos, que havia sido cortado pela antiga gestão municipal, mas que em 2013 o Prefeito Romero Rodrigues, sendo sensível à causa dos surdos, restabeleceu a conquista do direito de ir e vir nos ônibus da cidade.

O Presidente Fabrício Alves, disse que estava ali representando a alegria e a felicidade de todos os que fazem a Associação, e a EDAC, pela condução de Félix Neto ao cargo de superintendente da STTP. “Vimos parabeniza-lo, e novamente reconhecer o trabalho de Félix à frente das causas dos surdos de Campina. É uma nova etapa na nossa luta. Os surdos agora tem um antes e um agora, com Félix na STTP”, disse o representante.

A capacitação profissional para os servidores da STTP, terá inicio ainda neste primeiro semestre e, será realizada nas próprias dependências do órgão de trânsito.

Fonte: Codecom

Print Friendly
PDF    Enviar artigo em PDF   

3 comments

  1. SIMONE VALÉRIA DE ARAUJO FERREIRA

    Fico feliz com essa iniciativa da STTP. Isso sim,é uma ação de respeito pela comunidade surda.Sou mãe de um rapaz surdo que concluiu o Ensino Médio na EDAC no final de 2015 e acompanho a luta dessa comunidade. Grata pelo apoio.

  2. SIMONE VALÉRIA DE ARAUJO FERREIRA

    Fico feliz com essa iniciativa do STTP. Isso sim,é uma ação de respeito pela comunidade surda.Sou mãe de um rapaz surdo que concluiu o Ensino Médio na EDAC no final de 2015 e acompanho a luta dessa comunidade. Grata pelo apoio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO