Prefeitura de Campina Grande promove fórum de salvaguarda da feira central a partir desta terça-feira

Vai acontecer  nestes dias 11 (terça-feira) e 12 (quarta-feira) de setembro o Fórum de salvaguarda da feira central de Campina Grande, tendo como local o auditório do SESC centro. Estão sendo convidados os feirantes, pois será fundamental a participação da categoria.

O fórum é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Campina Grande, por meio das Secretarias de Educação, Cultura e Serviços Urbanos e Meio Ambiente, mas também pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan), superintendência da Paraíba.

O evento tem como objetivo elaborar as diretrizes do plano de salvaguarda e eleger o comitê gestor; além de deliberar sobre as ações de salvaguarda cultural da feira central.

A composição desse comitê gestor contará com a sociedade civil, representação governamental e feirantes, detentores maiores desse bem cultural brasileiro,  que é a feira central.

Os feirantes serão escolhidos pelos seus pares, enquanto os representantes do poder público serão indicados por servidores que apresentam relação de afinidade com a feira central, demonstrando interesse em sua salvaguarda. O evento foi organizado no auditório do Sesc dada a proximidade deste lugar com a  feira e, portanto, por conta da facilidade para deslocamento dos feirantes.

Também serão entregues as certidões de registro da feira como Patrimônio Cultural do Brasil, assim como dvd com o curta metragem “Feira de Campina Grande: Patrimônio Cultural do Brasil”.

O IPHAN brevemente estará publicando  o periódico intitulado “Coisas da Feira”  constando informações gerais sobre cada tipo de comércio. Para tanto, são fundamentais informações dos próprios comerciantes. Por tudo isso, a coordenação do evento considera ser de grande importância a presença de todos os interessados na salvaguarda desse museu vivo que é a feira campinense.

Fonte: Codecom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO