Prefeitura realiza reunião com cinéfilos para requalificação do Rosil Cavalcanti

cinefilos_rosil_cavalcantiSerá realizada no próximo dia 06 de agosto, a partir das 16h, no auditório da Secretaria de Cultura de Campina Grande, a segunda reunião para tratar da reinauguração do Teatro Rosil Cavalcanti, que após uma série de melhoramentos na estrutura e na aquisição de equipamentos passa a funcionar, também, como um cinema.

A primeira reunião sobre o projeto, construído com a sociedade, foi realizada no dia 17 de julho, contando com a presença do secretário de Cultura de Campina Grande, Lula Cabral, o gerente de projetos da Secult, Gilmar Albuquerque, o publicitário e cinéfilo, Audílio Nogueira, o professor Luiz Custódio e o cinéfilo Ivan Cineminha.

Na reunião foram discutidas algumas propostas, ficando como metas: a realização da Mostra de Cinema de Arte, com alusão aos grandes mestres do cinema; Mostra de Cinemas para Escolas Municipais, com filmes etnográficos para professores e alunos e oficinas de formação; Cinema no Bairro, realizado com atividades no Palco Mambembe; criação de uma Lei de Incentivo à Produção Cinematográfica.

A respeito da Lei de Incentivo à Produção Cinematográfica, o professor Emerson Saraiva apresentou a proposta à Secult, que prevê, entre outras atividades, exibições comerciais de curtas metragens produzidas em Campina Grande, com produtores campinenses.

A reinauguração do Cine Teatro Rosil Cavalcanti está marcada para o dia 05 de novembro, Dia Mundial do Cinema. A ideia é criar um espaço alternativo, fugindo da veiculação comercial, privilegiando a produção nacional, com destaque à produção local, e consequentemente, proporcionando o conhecimento de todas as vertentes cinematográficas.
O projeto visa atender o público em geral, privilegiando os alunos da rede municipal de ensino com sessões pedagógicas.
Segundo Lula Cabral, o Cine Teatro Rosil Cavalcanti vai ter uma programação eclética, com semanas temáticas, mostra de curtas “Curta as quintas de Cinema”, e workshops com a temática abordando a Sétima Arte, além de mesas redondas com cinéfilos.
Ele explicou ainda que a exibição dos filmes para os alunos da rede municipal será gratuita, e para a sociedade em geral, será cobrado preços módicos, a fim de disseminar a Sétima Arte.

O Cine Teatro Rosil Cavalcanti é um equipamento ligado à Secretaria de Cultura. Em sua estrutura física, possui 200 assentos, palco e camarim. Está localizado ao lado do Parque do Povo, ligado ao Centro Cultural Lourdes Ramalho.

Fonte: Codecom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO