Prefeitura realiza uma semana de atividades em alusão ao Dia da Consciência Negra

criancas_rede_municipal_consciencia_negraA Prefeitura Municipal de Campina Grande, através da Secretaria de Cultura – Secult, vai realizar de 21 a 25 de novembro de 2016, uma programação especial para salvaguardar a cultura dos negros no Brasil.

O evento, que vai reunir alunos do ensino público e particular de Campina Grande, além da sociedade em geral, está sendo realizado em alusão ao dia 20 de novembro, data em que se celebra o Dia da Consciência Negra.

A programação será toda realizada na sede da Secult, no Largo do Açude Novo, iniciando às 9 horas com a exibição do documentário Aruanda, do cineasta Linduarte Noronha, filme que faz o registro audiovisual de uma comunidade quilombola na Serra do Talhado, no Estado da Paraíba.

Em seguida, o professor e historiador Walter Tavares vai discorrer sobre a herança cultura dos negros do Brasil, com destaque para os 100 anos do surgimento do samba em nosso país, que está ocorrendo este ano. O tema abordado por ele será: “100 anos do Samba, do Batuque, da Senzala à Marque de Sapucaí – O maior espetáculo do Mundo”.

Na sequência, em uma parceria com a UEPB, o Grupo de Tradições Populares Acauã da Serra vai fazer uma apresentação artística mostrando a influência dos negros para a dança popular no Brasil, fazendo um passeio pelo samba, maracatu e coco de roda.

Para o secretário de Cultura, Capilé, a programação cumpre o papel de preservar o patrimônio imaterial, educando através da arte, mostrando a riqueza cultural do Brasil.

– É imensurável a contribuição negra no Brasil, pela força do trabalho, da religião, dos valores sociais, mas como representantes da Cultura em Campina Grande, a nossa programação foi planejada para que haja uma reflexão sobre a luta dos negros no Brasil, mas que também salvaguardemos a herança cultural, destacando os 100 anos do Samba – afirmou titular da Pasta.

Capilé reforçou o convite à sociedade, anunciando que o mestre Sabiá, professor do Centro Cultural Lourdes Ramalho, vai participar da programação, apresentando a capoeira juntamente com alunos do CCLR.

Mais informações poderão ser obtidas através do telefone da Secult, 3310 6805, das 7h às 13h.

Fonte: Codecom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO