Prefeitura recebe certificação internacional do Unicef por ações voltadas para crianças e adolescentes

iolanda_-jovens_nuca_recebem_certificado_unicefReferendando o trabalho desenvolvido nos últimos quatro anos, pela gestão municipal para garantia de direitos de crianças e adolescentes, a Prefeitura de Campina Grande recebeu oficialmente, nesta quinta-feira, 01 de dezembro, o Selo Unicef – Edição 2013-2016. O prêmio é um reconhecimento internacional, concedido pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) aos municípios da região do semiárido brasileiro que, através de estatísticas, conseguiram comprovar avanços nas políticas públicas voltadas para a infância e a juventude.

A solenidade de entrega da premiação, para os 32 municípios paraibanos reconhecidos pelo Selo Unicef, foi realizada no Espaço Cultural, em João Pessoa. Representando o prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, que está licenciado do cargo, a secretária de Educação e articuladora do Selo no município, Iolanda Barbosa, recebeu o troféu que simboliza o trabalho e a dedicação da gestão municipal para a garantia de direitos da criança e do adolescente.

Também representaram a Prefeitura de Campina Grande a secretária municipal de Saúde, Luzia Pinto; técnicos das secretarias municipais de Educação, Saúde e Assistência Social; membros do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente e jovens que integram o Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (Nuca).

Para conquistar o prêmio, Campina Grande precisou pontuar em pelo menos 21 das metas estabelecidas pelo Unicef nas áreas de Saúde, Assistência Social e Educação. Essas pontuações eram definidas com base nos dados apresentados pelo próprio município.

Entre os destaques do município, nesta edição do Selo, estão a redução do índice de distorção idade-série; o aumento da cobertura vacinal de crianças e adolescentes; a superação das metas estabelecidas pelo Ministério da Educação para do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e a redução dos óbitos de mulheres em idade fértil.

Através das ações do Selo, a gestão municipal também conseguiu avançar nas políticas para infância e juventude com as seguintes realizações: trabalho intersetorial de assistência aos bebês que nasceram com a Síndrome Congênita do Zika Vírus e suas famílias; elaboração do Plano para a Primeira Infância, já em tramitação na Câmara Municipal; acompanhamento de crianças em situação de vulnerabilidade social e aprovação do primeiro Plano Municipal de Educação da História do município.

Ao falar sobre o resultado obtido por Campina Grande, a articuladora municipal do Selo, Iolanda Barbosa, destacou o trabalho integrado das três secretarias que estão diretamente envolvidas nas ações do Selo.

“A integração das políticas entre as secretarias foi determinante para o resultado do Selo Unicef – Edição 2013-2016, uma vez que ela reflete o compromisso e o comprometimento, da gestão Romero Rodrigues, com a garantia de direitos de crianças e adolescentes. Para nós, a aprovação do Unicef sinaliza que nossas ações de promoção e proteção da infância e da juventude estão no caminho certo”, concluiu Iolanda. A secretária de Educação destacou ainda que, nesta edição do Selo, Campina Grande conseguiu superar todos os indicadores da edição anterior, quando a cidade também conquistou a certificação da entidade.

Fonte: Codecom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO