Prefeitura vai distribuir palmas forrageiras em Galante

Os agricultores dos Distritos de Galante e São José da Mata serão beneficiados com a distribuição de raquetes de palmas forrageiras, resistentes à cochonilha do carmim, numa iniciativa da Prefeitura Municipal de Campina Grande, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura.

A primeira distribuição será em Galante, nesta quinta-feira, 16, às 9h30min, com a presença do secretário de Agricultura, Fábio Medeiros. A distribuição acontecerá na praça pública daquela comunidade, sendo beneficiados 20 agricultores. Os demais interessados deverão procurar os administradores distritais ou mesmo a Seagri.

Já na sexta-feira, dia 17, a solenidade de entrega de raquetes de palmas acontecerá a partir das 9h30min, no Centro Integrado de Educação Áurea Moura Ribeiro (Escola de Artes), no BR-230, no Distrito de São José da Mata. Serão beneficiados, inicialmente, naquela comunidade 20 agricultores.

Segundo o secretário de Agricultura, em 2014 houve a distribuição de 30 mil raquetes de palma, mas devido ao sucesso e a repercussão positiva da iniciativa este número de unidades subirá para cem mil este ano, atendendo às necessidades de segurança alimentar do rebanho de Campina Grande, sobretudo neste momento de estiagem. As variedades agora distribuídas são resistentes às pragas, como a cochonilha do carmim, responsável por dizimar os palmais da região nordestina.

Ele esclareceu que ao longo do mês de abril haverá a distribuição das palmas nos Distritos de Campina Grande. Para tanto, a Seagri está procedendo ao cadastro de agricultores interessados, num processo com o apoio de associações rurais. Adiantou que entre as variedades distribuídas estão “doce”, “orelha de elefante” e “baiana”, resistentes à seca.

A produção destas variedades é elevada, pois, em apenas seis meses, cada palma ou raquete-semente brota entre quatro e cinco novas raquetes. “A ideia é multiplicar, mesmo porque a PMCG contribui com o corte de terras, transporte de palmas, ajuda técnica e outras ações importantes”, disse.

Fonte: Codecom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO