Prefeitura vai para desenvolver programa de Inclusão Digital em parceria com o Serpro

lafite_ciencia_tecnologia

A Prefeitura de Campina Grande estará firmando, nos próximos dias, importante parceria com o Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados), com o objetivo de facilitar o acesso da comunidade às novas tecnologias. A iniciativa, uma ação da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, faz parte do programa de Inclusão Digital do município.

O convênio, conforme ficou acordado em audiência semana passada, do secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Hércules Lafit, com dirigentes do Serpro, permitirá, inicialmente, a implantação de dois Telecentros completos, em Campina Grande.

Cada unidade deverá contar com onze computadores, com processadores de 2.6, 1 e 2 GB de memória RAM e 80 e 160 GB de disco rígido. Todas os computadores oferecidos pelo Serpro operam com Software Livre, Suíte Escritório LibreOfficie, que inclui editor de textos, planilha de cálculos, software de apresentação, desenho e caçulos matemáticos. E ainda acompanha aplicações para Internet, gráficos, media e utilitários, inclusive com acessibilidade para deficientes visuais.

Hércules Lafit já determinou estudos técnicos para viabilizar a instalação dos primeiros Telecentros. Segundo ele, as unidades deverão funcionar na Vila do Artesão e no salão paroquial da Igreja Santa Filomena, na Liberdade.

Segundo o secretário, serão necessários alguns procedimentos para as entidades se habilitarem ao programa, incluindo, entre outros documentos, o plano de trabalho a ser implementado no ambiente onde será implantado o Telecentro.

O Serpro é uma empresa pública, vinculada ao Ministério da Fazenda, que foi criada em 1964, com o objetivo de modernizar e dar agilidade a setores estratégicos da administração pública brasileira. A empresa, cujo negócio é a prestação de serviços em Tecnologia da Informação e Comunicações para o setor público, é considerada uma das maiores organizações do setor, na América Latina.

Fonte: Codecom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO