leitura

Professores debatem formação do leitor na educação infantil

leituraComeçou na quarta-feira (21), nas dependências da Escola Estadual Roberto Simonsen, as oficinas para as professoras da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino, dentro da programação do 1º Seminário Municipal de Educação promovido pela SEDUC. “Leitura, motivação e formação do leitor na Educação Infantil” é um dos dez temas das oficinas que tem como ministrante a professora Ângela Coeli Rodrigues Cabral – SEDUC.

Formar leitores é uma tarefa que começa antes mesmo da alfabetização e se estende por toda a vida escolar. O papel da escola é fundamental nesse processo. O professor é a pessoa que vai despertar em seus alunos o prazer da leitura.

Durante a oficina, além do destaque para se trabalhar a leitura, a professora destacou a importância da motivação que deve ser despertada na criança nos primeiros anos na escola. A motivação que um impulso, um sentimento que faz com que as pessoas ajam para atingir seus objetivos.

TEMAS – De acordo com a professora Francilene Nogueira, gerente de Educação Infantil da Secretaria de Educação, na programação do Seminário conta com dez oficinas, abordando os seguintes temas:

“A Importância do movimento da aprendizagem em Educação Infantil”, com o professor Helder Licarião; “Brinquedos: a riqueza da imaginação infantil”, ministrado pela equipe da Brinquedoteca; “Alfabetização e Letramento: Implicações para a Educação Infantil”, com a professora Ana Lúcia de Souza;

“No rodopio dos sons: a música”, professora Adilia Uchôa; “Quando o brincar é aprender matemática”, professora Janaina Ferreira; “Senta que lá vem história: Um novo olhar sobre os recursos na Educação Infantil”, com professora Rosicleide Marcolino; “Portifólio: um processo em construção na Educação Infantil”, com a professora Maria Betânia Barbosa; “Rotinas pedagógicas para a Educação Infantil”, com Christianne de Fátima Fonseca; e “Afetividade e aprendizagem: uma relação necessária para a criança de 0 a 2 anos”, com as professoras Danielle Nogueira e Aline Michelle.

Print Friendly
Criar PDF    Enviar artigo em PDF   

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO