O Projeto NRs em Cordel, feito em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT) e o Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador – CEREST-CG, vai oportunizar os trabalhadores e empregadores de um modo geral, a receberem informações em verso e poesia sobre os conteúdos das Normas Regulamentadoras.
Ao todo são 36 NRs, com previsão de uma tiragem inicial de mil exemplares de cada uma. O projeto piloto foi lançado durante a inauguração do Centro de Referência em Reabilitação do Trabalhador (CERAST), em julho passado, quando os cordéis foram exibidos para os procuradores do MPT presentes à solenidade e outras autoridades.
De acordo com o coordenador geral (interino) do órgão, Windsor Ramos da Silva Júnior, os cordéis, após exibição de sua versão preliminar, passaram por uma revisão de seus conteúdos para adequação dos termos técnicos a forma de verso. “A revisão foi feita por profissionais das áreas de literatura e de segurança do trabalho do Serviço Nacional da Indústria (SENAI)”, assinalou Windsor.
Os cordéis, que foram escritos pelo poeta e jornalista Rui Vieira, com design das capas de Júlio César, estão no processo de impressão, devendo os mesmos ficarem prontos para entrega ao Ministério Público do Trabalho até o final deste mês.
O Projeto integra a Campanha “Chega Acidentes de Trabalho” idealizada pelo MPT e parceria do CEREST-CG, cujo símbolo é uma mão expressando um basta aos acidentes de trabalho.
Fonte: Codecom