Projeto “Samu na Escola” é reiniciado após férias escolares

samu_escola_2015As férias escolares acabaram e os alunos da Escola Municipal CEAI Elpídio de Almeida, no bairro da Ramadinha II, em Campina Grande, já voltaram às aulas com uma atividade diferente das que eles costumam ter diariamente. Os estudantes estão recebendo lições de primeiros socorros e aprendendo de perto como funciona o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – Samu. Essas ações fazem parte do projeto “Samu na Escola”, que está sendo retomado com o fim do recesso escolar.

Iniciado em 2014, o projeto foi crescendo aos poucos e hoje é desenvolvido em escolas públicas e particulares. A equipe de profissionais aumentou e a pequena ambulância de brinquedo, que era usada para atrair as crianças e demonstrar o trabalho dos profissionais do atendimento médico, agora virou uma unidade móvel de verdade, a ambulância do “Samu na Escola”, com caracterização e adaptação para as aulas.

A escola visitada esta semana tem 80 alunos que participam dos quatro dias de orientações, palestras, demonstrações e escolha da equipe do Samu Mirim. A experiência foi apresentada este ano no 3º Congresso Norte e Nordeste de Secretarias Municipais de Saúde, realizado em João Pessoa, como destaque de ações eficazes envolvendo educação e saúde. O trabalho também foi tema de uma série de reportagens feita pelo Canal Saúde, da Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz.

“O objetivo é, principalmente, conscientizar os estudantes para a necessidade de não passar trotes para o serviço, porque identificamos que eles partem geralmente de crianças”, disse uma dos organizadoras do projeto, Ann Gracielly. E o intuito tem sido alcançado. O número de trotes caiu 70,3%, em Campina Grande, em dois anos. Nos cinco primeiros meses deste ano, foram registradas apenas 34.832 solicitações de socorro médico falsas. No mesmo período do ano passado, tinham sido registradas 64.702 ocorrências do tipo e entre janeiro e maio de 2013 os casos chegavam a 116.989.

Fonte: Codecom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO