Reunião vai tratar da liberação do Garantia Safra para os agricultores

O secretário municipal de Agricultura, Fábio Agra Medeiros, informou que na próxima quinta-feira, 20, a partir das 9h, na Vila do Artesão, haverá uma reunião com os agricultores tendo como pauta a liberação, a partir de maio, da primeira parcela do Garantia Safra referente ao ano de 2016.

Segundo ele, o próprio coordenador estadual do Garantia Safra estará presente, fornecendo todos os detalhes e instruções sobre como se dará o processo e o calendário de pagamento, tudo com base em informações oficiais do Ministério de Desenvolvimento Social e Agrário. Esta ação atenderá 77 municípios da Região II, sendo beneficiados mais de 34 mil agricultores prejudicados.

“De fato, recebemos ligação do deputado federal Rômulo Gouveia, que garantiu, com base em anúncio feito por autoridades federais, que a partir de maio haverá a liberação da primeira parcela do Garantia Safra ainda referente a safra de 2016, pois infelizmente foi perdida devido à estiagem prolongada”, afirmou.

De acordo com o secretário, felizmente aconteceu o destravamento do programa, lembrando que o governo do estado atrasou a liberação da sua contrapartida, que deveria ter sido feita desde outubro do ano passado. Já, em contrapartida, o governo municipal, por meio do prefeito Romero Rodrigues, cumpriu os seus compromissos, quitando a contrapartida da PMCG em outubro de 2016.

“O prefeito sempre cumpriu os seus compromissos. Lamentamos, porém, o atraso devido a falta de contrapartida do Estado, prevista para outubro de 2016, mas que só em fevereiro terminou sendo realizada. Portanto, diante deste quadro de dificuldades, eu e o prefeito Romero Rodrigues agradecemos ao deputado em nome dos agricultores de Campina Grande”, declarou Fábio Agra.

Conforme revelou, o deputado federal Rômulo Gouveia (PSD) esteve, em Brasília, com o Secretário Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário, José Ricardo Roseno, seu chefe de gabinete, Nelson Andrade, e o Subsecretário, Everton Augusto.

Durante o encontro, o deputado tratou do Garantia Safra dos municípios paraibanos que tiveram seus pagamentos bloqueados, devido a um erro cometido pelo Governo do Estado da Paraíba, o qual fez o aporte financeiro fora do prazo estabelecido, prejudicando mais de 34 mil agricultores familiares da Paraíba que não receberam o benefício.

Fonte: Codecom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO