Secretaria de Saúde de Campina Grande realiza São João da Saúde Mental nesta quarta

A Secretaria de Saúde de Campina Grande realiza na tarde desta quarta-feira, 20, a tradicional festa de São João da Rede de Saúde Mental do município. A festa acontece na Pirâmide Jackson do Pandeiro, no Parque do Povo, a partir das 14h. São estimadas 1 mil pessoas na festividade.

Este é o sexto ano seguido que o evento é realizado. Os moradores das residências terapêuticas e as pessoas acompanhadas pelos Caps participam da festa, que tem apresentação de trio de forró, comidas típicas, várias brincadeiras juninas e um quadrilhão.

“Esse momento é essencial para essas pessoas e ajuda bastante no tratamento e assistência de muitos porque promove a interação social de todos eles e as famílias também participam”, disse a Coordenadora da Rede de Saúde Mental, Elizabeth Ludgério.

Desde 2013 a Prefeitura de Campina Grande tem investido na mudança de concepção para a assistência a essas pessoas. O antigo manicômio João Ribeiro foi desativado e no lugar dele foi construído o Parque da Liberdade, onde as pessoas acompanhadas na rede participam, rotineiramente, de atividades lúdicas, como passeios e festas.

Além disso, a PMCG também implantou 20 leitos de emergência psiquiátrica no Hospital Municipal Doutor Edgley Maciel. É o primeiro hospital geral que abriga leitos psiquiátricos da Paraíba, conforme determina o Ministério da Saúde, para que o acompanhamento aos pacientes seja oferecido de forma integral e igualitária aos demais pacientes.

A Rede de Saúde Mental de Campina Grande dispõe de oito Caps e seis Residências Terapêuticas, além de um Centro de Convivência, onde são desenvolvidas atividades como apresentações musicais e de dança e a fabricação das peças artesanais, que são comercializadas em um chalé na Vila do Artesão.

Além disso, o Caps AD III, que foi aberto pela atual gestão e que atende crianças e adolescentes usuários de crack, álcool e outras drogas, recebeu a qualificação do Ministério da Saúde pelos serviços prestados e mais recursos foram disponibilizados para os atendimentos na unidade.

Fonte: Codecom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO