Secretaria de Saúde intensifica campanha de vacinação contra o HPV

A Secretaria de Saúde de Campina Grande inicia nesta quarta-feira, 26, um cronograma da campanha de vacinação contra o papilomavírus humano (HPV). O cronograma começa pelo bairro do Cruzeiro nas escolas municipais Selma Agra e Stellita Cruz.

Na quinta-feira, 27, as ações acontecerão nas escolas municipais Ana Azevedo, no bairro das Nações, e Luzia Dantas, no Alto Branco. Na sexta-feira, 28, será na Escola Municipal Melo Leitão, no Jardim Quarenta. O cronograma de ações seguirá na próxima semana em outras escolas do município. Além das ações nas escolas, os pais também podem procurar as Unidades Básicas de Saúde portando o cartão de vacinação dos filhos.O objetivo é aplicar a segunda dose da vacina nos meninos e meninas que tomaram a primeira dose em março deste ano. O procedimento é importante para garantir a completa imunização das crianças. Além da aplicação da segunda dose, as meninas de 9 até 14 anos de idade e os meninos de 11 até 14 que não se vacinaram em março passado também podem tomar a primeira dose. Em Campina Grande, 30.846 meninos e meninas estão na faixa etária adequada para receber a vacina.

O vírus HPV é sexualmente transmissível e infecta pele e mucosas da boca ou das áreas genital e anal causando, verrugas e cânceres. A vacina protege de problemas como o câncer do colo do útero, câncer anal, do pênis, da vulva e orofaringe. A vacina não tem contraindicação.

“É fundamental que os pais levem seus filhos para serem vacinados, a fim de que possamos completar o ciclo de imunização porque com apenas a primeira dose os meninos e meninas não estão completamente protegidos”, explica a coordenadora Municipal de Imunização. Homens e mulheres com HIV e Aids entre 9 e 26 anos também podem ser imunizados. Imunodeprimidos, como transplantados e pacientes com câncer, também têm direito à imunização.

Fonte: Codecom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO