Secretaria de Saúde promove Semana de Prevenção ao Câncer Bucal

escola_saude_bucal_escolasA saúde do ser humano começa pela boca. Mas ela pode servir de porta de entrada para inúmeras doenças na própria boca e também no corpo todo. Uma das mais graves é o câncer bucal. Por isso, a Secretaria de Saúde de Campina Grande realizará de 12 até 16 de dezembro a Semana Municipal de Prevenção ao Câncer Bucal.

A semana será marcada por ações que vão oferecer consultas para verificar a existência de lesões bucais nos pacientes para posterior encaminhamento e acompanhamento odontológico na rede de Saúde Bucal. As ações acontecerão nos Centros de Especialidades Odontológicas, no Centro de Referência em Reabilitação e Assistência em Saúde do Trabalhador (Cerast) e na Praça da Bandeira, com o programa Chegou o Doutor.

Durante a semana também serão realizadas palestras, com especialistas da área, que levarão conhecimentos sobre o câncer, suas características, lesões e a prevenção aos profissionais que são Auxiliares de Saúde Bucal, aos Agentes Comunitários de Saúde, servidores dos Centros de Atenção Psicossocial, do programa Consultório na Rua e do Núcleo de Assistência à Saúde da Família. “Além de prestar os serviços à população, nós fazemos uma grande reciclagem de todos os nossos funcionários”, explicou a Coordenadora da Rede de Saúde Bucal do município, Cassandra Duarte.

 De acordo com Cassandra, a Prefeitura de Campina Grande vem investindo e ampliando o atendimento odontológico na atenção básica. No início de 2013 eram 40 equipes e, atualmente, são 54 equipes com dentistas e auxiliares nas Unidades Básicas de Saúde. Além disso foram instalados os Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs), nos Centros de Saúde, onde são realizados procedimentos mais complexos e até pequenas cirurgias. As equipes também fazem acompanhamento de crianças da rede municipal de educação para prevenir futuros problemas bucais.

O câncer de boca, que se desenvolve na cavidade bucal, é favorecido por fatores de risco como tabagismo, alcoolismo, exposição solar, maus hábitos de higiene oral, falta de dieta balanceada, aspectos hereditários e outros. Por isso, os integrantes dos Grupos de Tabagismo, tratados nas Unidades Básicas de Saúde, também participam das palestras, já que eles estão vulneráveis a desenvolver o câncer em função do fumo. O trabalho de tratamento com 33 grupos de tabagismo tem reduzido o número de fumantes na cidade e, consequentemente, evitado problemas de saúde nessas pessoas. Em 2014, 65% dos 588 inscritos largaram o vício.

PROGRAMAÇÃO 

Segunda-feira – 12 de dezembro

8h – Ação de busca ativa de lesões no CEO Galante

10h – Palestra educativa sobre prevenção do câncer bucal no CEO Galante

14h – Palestra sobre câncer bucal e lesões potencialmente malignas para servidores do Nasf e Consultório de rua no auditório do Conselho de Saúde

Terça-feira – 13 de dezembro

9h – Palestra sobre câncer bucal e lesões potencialmente malignas para ACS, ASB, Caps AD e Grupos de Tabagismo no Teatro Rosil Cavalcanti

14h –  Ação de busca ativa de lesões no Cerast

16h – Palestra educativa sobre prevenção do câncer bucal no Cerast

Quarta-feira – 14 de dezembro

9h – Palestra sobre lesões mais frequentes da mucosa bucal no auditório da Biblioteca da UEPB

15h – Palestra sobre desordens com potencial malignização e câncer bucal no auditório da Biblioteca da UEPB

 Quinta-feira – 15 de dezembro

8h – Dia D de busca ativa com programa “Chegou o Doutor” na Praça da Bandeira

14h – Dia D de busca ativa com programa “Chegou o Doutor” na Praça da Bandeira

Sexta-feira – 16 de dezembro

8h – Ação de busca ativa de lesões no CEO São José da Mata

10h – Palestra educativa sobre prevenção do câncer bucal no CEO São José da Mata

Fonte: Codecom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO