SEDUC promove formação para professores da Trilha Topper

formacao_professores_trilha_topperA Secretaria de Educação da Prefeitura de Campina Grande, em parceria com o Instituto
Alpargatas, realizou nesta terça-feira, 11 de agosto, a terceira formação “História da Cultura Índiodescendente”, para professores de 14 escolas da Rede que integram o Circuito Integrado de Educação e Trilha Topper. A atividade de capacitação foi realizada no auditório do Centro de Tecnologia da Educação (CTE).

A formação foi ministrada nos turnos da manhã e tarde, possibilitando maior flexibilidade de horário para permitir que os professores possam participar sem prejudicar as atividades em sala de aula.

O objetivo da capacitação é propor e discutir estratégias pedagógicas de abordagem da História da Cultura Índiodescendente, Leis específicas e o Currículo Escolar com as crianças em sala de aula. A formação foi conduzida pela professora Rilma Suely de Souza Melo.

Os professores já participaram das formações de Projetos Didáticos; Cultura Afrodescendente; Cultura Índiodescendente.

Os povos indígenas do Brasil compreendem um grande número de diferentes grupos étnicos que habitavam o atual território brasileiro antes da chegada dos europeus no século XVI.

Cerca de 3,5 milhões de índios habitavam o Brasil na época da colonização. Dividiam-
se em quatro grupos linguístico-culturais: Tupi, Jê, Aruaque e Caraíba. Naquela ocasião, os Tupis acabavam de ocupar o litoral, expulsando para o interior as tribos que não fossem Tupis.

Portanto, manter relações de amizade e aliança com o grupo dominante passou a ser fundamental para os conquistadores europeus. A quarta e última formação do ano do Programe Educação pela Cultura/Circuito Integrado de Educação – SEDUC/Instituto Alpargatas acontecerá nos dias 24 e 25 de agosto abordado o tema Brincadeiras Populares e Interdisciplinaridade.

Fonte: Codecom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO