Semana Saúde na Escola incentiva cuidados com o corpo e a alimentação

saude-na-escolaEstimular hábitos de alimentação saudável e práticas corporais. Esta é a proposta central da 3ª edição da Semana Saúde na Escola, que acontece entre os dias 27 e 30 de abril, em onze escolas municipais de Campina Grande. A  mobilização, que foi aberta na manhã desta segunda, na escola na Escola CEAI Dr. João Pereira de Assis, no bairro do Catolé, faz parte das ações do Programa Saúde na Escola – PSE, desenvolvido entre as secretarias de Saúde e Educação do município.

Este ano, além do CEAI, as atividades da Semana Saúde na Escola também vão acontecer em outras dez unidades escolares da cidade. No entanto, a ideia é que os temas da mobilização deverão ser trabalhados durante o ano letivo em todas as escolas, beneficiando 29 mil crianças e adolescentes com as ações educativas que serão desenvolvidas por profissionais de nutrição, educação física e fisioterapia.

Durante a solenidade que marcou o início das atividades da Semana Saúde na Escola, a secretária municipal de educação, Iolanda Barbosa, destacou a importância de levar a discussão sobre saúde para as escolas municipais. “Muito mais que ações pontais, a presença do PSE nas unidades escolares é uma garantia de direito à saúde dos nossos estudantes. Hoje, a diversidade de direitos é uma realidade pedagógica do nosso calendário escolar”, garantiu.

Ainda segundo a secretária, além dos cuidados com a alimentação e as práticas corporais, a Semana Saúde na Escola também vai abordar temas relacionados à cultura de paz com os alunos. “O importante das ações do PSE é que os estudantes possam se tornar protagonistas dos cuidados preventivos com a sua saúde, assim como agentes de promoção à cidadania”, explicou Iolanda Barbosa.

Após a solenidade de abertura da mobilização, as crianças e adolescente participaram de uma atividade física no pátio da escola. Em seguida, assistiram a um vídeo sobre alimentação saudável e puderam tirar dúvidas com nutricionistas da Secretaria de Educação. Estas ações vão ocorrer também nas escolas Apolônia Amorim, Cristina Procópio, Heleno Henriques, Selma Agra Vilarim, Santo Afonso, Mariinha Borborema, Luzia Dantas, Luiz Gomes da Silva, Santo Antônio II e Professor José de Almeida Júnior.

Fonte: Codecom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO