SEMAS apresenta números da Ação Intersetorial e atesta redução no número de ocorrências

Nesta manhã de terça-feira (25), no auditório da Vila do Artesão a Secretaria de Assistência Social (SEMAS), apresentou os números finais da Ação Intersetorial que aconteceu durante o período das festividades juninas na cidade de campina Grande, no espaço que compreendeu o Parque do Povo e as suas imediações. A ação que ocorreu em parceria com o MPT (Ministério Público do Trabalho), Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Vara da Infância e Juventude e as secretarias de Saúde e Educação.

A Ação Intersetorial foi planejada durantes meses na busca de evitar a violações de direitos de crianças e adolescentes durante a realização de uma das maiores festas juninas do país. Nos meses e semanas que antecederam o evento, a SEMAS juntamente com os seus parceiros realizaram reuniões com barraqueiros e pessoas que iriam trabalhar diretamente na festa, com o intuito de conscientizar quanto a proibição da prática de trabalho infantil, exploração sexual ou qualquer violação contra esse público.

A rede de serviços da Secretaria de Assistência Social também realizou campanhas de conscientização em bares, restaurantes e feiras livres na busca de alertar quanto a proibição dessas práticas abusivas, tanto através dos seus assistentes sociais, como com a colagem de cartazes sobre a temática em locais estratégicos. Buscando assim a redução dos números de ocorrências em relação aos anos anteriores.

Durante a realização da apresentação dos dados estatísticos pelos profissionais da SEMAS, foi possível atestar o número de 97 abordagens que significa uma redução considerável de 67% em relação ao ano de 2016. Foi atestado também que o principal tipo de ocorrência foi a exploração do trabalho Infantil, onde todas as crianças e responsáveis identificados foram encaminhados para os setores responsáveis em relação a cada tipo de ocorrência e as medidas cabíveis foram efetuadas.

Os dados estatísticos apresentados mostram uma redução drástica no número de ocorrências que comprovam o empenho de uma ação que incorporou centenas de profissionais. Esses dados apresentados servirão ainda para que exista um fortalecimento das áreas que mostraram maiores vulnerabilidades, fortificando os serviços e direcionando ações para o público que mostrou maiores índices de violações, na busca de diminuir durante todo o ano essas práticas combatidas na Ação Intersetorial.

O Procurador do MPT, Raulino Maracajá destacou a importância dessa ação. “ É extremamente válido e gratificante ver os números dessa ação, pudemos atestar uma grande redução do número de ocorrências em relação ao ano anterior, através desses dados podemos continuar combatendo as práticas de trabalho infantil durante todo o ano, fortificando assim as áreas mais vulneráveis” destacou.

Já a Secretária Eva Gouveia classificou a ação como extremamente positiva. “ Os números apresentados mostram que estamos reduzindo os números de ocorrência ano a ano, comprovando o emprenho da nossa equipe que trabalha não somente durante a época das festividades, mas durante todo o ano através da nossa rede de serviços. ” Finalizou Eva.

Fonte: Codecom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO