Semas e Projeto PRIMA levam música clássica para jovens do bairro do Mutirão

musica_semasA Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), por meio do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) do bairro do Mutirão, fez parceria com o Programa de Inclusão Social Através da Música e Arte (PRIMA), que promove a inclusão através da música e arte. O PRIMA visa a formação de orquestras, bandas e corais, formados por crianças e adolescentes, destacando a importância do ensino coletivo da música para a inclusão social.

A Semas, através do CRAS Mutirão, tem demostrado preocupação em firmar parceiros que tentem socializar os participantes com a prática da música, criando também novas perspectivas para o futuro dos jovens.

As aulas de música clássica são oferecidas no CRAS Mutirão para crianças e adolescentes, com idades entre 07 até 17 anos, que fazem parte da comunidade e estão matriculados nas escolas da rede de ensino. O CRAS oferece assistência aos jovens, garantindo a manutenção de professores, com mestrado e doutorado, que ensinam a arte da música para essas crianças. Também são oferecidos os instrumentos, espaço físico e lanches às crianças.

O CRAS Mutirão abriu as portas para o acompanhamento das famílias atendidas pelo Projeto PRIMA, para que saiam da ociosidade e tenham acesso à arte, percebendo a transformação tanto nas casas dos familiares como dos jovens com o interesse pela prática de instrumentos musicais.

“A arte e a música são transformadores. Já vimos resultados desse projeto na comunidade do Mutirão. As crianças envolvidas, nesse projeto, saem das ruas e vão para as aulas do PRIMA”, relatou Veldjane Galdino, coordenadora do CRAS Mutirão.

São ministradas aulas de violão, violino, flauta, percussão, fagote, trombone, tuba, clarinete e oboé, entre outras. O PRIMA cede os instrumentos para os jovens e, após um certo conhecimento no manuseio, o aluno tem a disponibilidade de levá-lo para casa, para praticar e ensaiar. De acordo com a evolução das aulas, os alunos participam de concertos e conferencias. Com o aperfeiçoamento das técnicas os alunos aprendem a ler partituras.

Além do atendimento às famílias dos jovens, o CRAS realiza visitas domiciliares, encaminhamentos, assistência social e o atendimento psicossocial.

Fonte: Codecom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO