semas_dia_combate_exploracao_infantil

Semas executa ações em alusão ao Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual Infantil

Em 18 de maio acontece o Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes em todo o país e na cidade de Campina Grande, através da Secretaria de Assistência Social (SEMAS), acontece a semana alusiva ao dia 18, por meio de diversas ações feitas através da integração dos serviços que compõe a rede.

Na manhã de ontem (16), se deu o início das atividades, o serviço do Programa de Educação Social para Crianças e Adolescentes em Situação de Rua (Ruanda), deslocou a sua equipe juntamente com o carro de Ações do Ministério Público, para a CEASA, local onde o número de denúncias e casos de exploração sexual, financeira e trabalho infantil são identificados com grande frequência. A ação teve como principal objetivo a conscientização sobre a existência do problema, com caminhoneiros e comerciantes, através de visitas e colação de cartazes em estabelecimentos.

Em paralelo, as crianças identificadas naquele no local comercial, foram convidadas a participar de atividades educativas juntamente com a equipe do programa RUANDA, dentre essas atividades, foi exibido dois filmes infantis que tratam das temáticas de exploração de uma forma lúdica e educativa acerca de prováveis abusos sofridos.

Hoje, 17 de maio na praça Clementino Procópio, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), fará uma atividade aberta ao público, através dos usuários do serviço, que irão apresentar uma peça teatral e tratarão da temática dos abusos através de músicas e encenação. Nas atividades diárias do SCFV, os usuários participam de diversas oficinas educativas e atividades ocupacionais. No dia 18, acontece uma mobilização juntamente com o CREAS III, no bairro da Conceição com ações de panfletagem nos semáforos locais.

O encerramento da semana no dia 19 se dá com atividades lúdicas sobre a exploração sexual, no cruzamento da rua Giló Guedes e Quebra Quilos, reunindo diversos serviços da rede para atender crianças e adolescentes que estão em situação de rua. Para o coordenador do RUANDA, Flávio Arruda, é importante destacar a integração da rede. “É muito importante a articulação com toda a rede, onde grande parte dos serviços da SEMAS puderam planejar todas as ações que serão executadas de forma conjunta. Destacou.

Já a secretária Eva Gouveia destacou a importância de se fazer uma semana com atividades que tratam de um tema tão relevante. ““Estamos trabalhando em todas as áreas para minimizar esta problemática. Com grande êxito, pois temos o apoio do Prefeito Romero Rodrigues, realizamos e coordenamos a Ação Intersetorial de Combate à Exploração do Trabalho e Sexual de Crianças e Adolescentes durante a realização do Maior São João do Mundo”, disse Eva Gouveia que concluiu, “também estamos formatando junto com o Ministério Público Federal do Trabalho e outras instituições um projeto para trazermos a família para esta luta de exploração do trabalho infantil, principalmente com relação as crianças e adolescentes que ficam nos sinais da nossa cidade”.

Fonte: Codecom

Print Friendly
PDF Printer    Enviar artigo em PDF   

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO