Semas promove capacitação com diretorias de Proteção Básica e Gerência do Idoso

Por meio das Diretorias de Proteção Social Básica, Proteção Social Especial e Gerência do Idoso, a Secretaria de Assistência Social de Campina Grande realizou nesta quarta e quinta-feira, no auditório do Sine Municipal, uma capacitação com as respectivas equipes de atuação.

A necessidade do entendimento nos direcionamentos de demanda para a pessoa idosa aos setores responsáveis foi o foco do treinamento, uma vez que se faz necessário que a rede entenda o fluxo das solicitações recebidas no dia a dia.

A discursão principal foi o reordenamento das políticas sociais, através da SUAS (Serviço Único da Assistencia Social), entre a proteção social especial de média e alta complexidade, onde atendem demandas de vínculos familiares rompidos, vulnerabilidade e risco social e a proteção social básica, realizando um trabalho de preservação e prevenção dos direitos violados.

Através da resolução nº 109, de 11 de novembro de 2009, da Tipificação Nacional dos Serviços  Socioassistenciais de territórios. Na rede de atendimento socioassistencial voltada à pessoa idosa, trabalha-se a prevenção e violação de direitos, ofertando serviços de proteção social, como atividade ocupacional, momentos de laser e oficinas, no sentido de prevenção.
Segundo a gerente da pessoa idosa, Rosemary Guimaraes, é necessário que a rede tenha o entendimento das demandas mais rotineiras.

“Nós temos visto que mesmo trabalhando nesse sentido, percebemos que quando recebemos demandas, os responsáveis das instituições ainda não entendem o direcionamento que se deva dar para que assim a pessoa idosa seja atendida”, relatou.

Estiveram presentes na capacitação representantes do INSS, Pastoral da Pessoa Idosa, Conselho Municipal da Pessoa Idosa, Centro de Convivência da Pessoa Idosa, equipes do Centro de Referência em Assistência Social – CRAS, Centro de Referência Especializada em Assistência Social – CREAS, Secretaria de Saúde e Instituições de longa permanência.

Fonte: Codecom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO