Serviços são oferecidos no Dia das Vítimas de Acidentes e Doenças de Trabalho

Nesta terça-feira, 28 de abril, é o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças de Trabalho. Em Campina Grande, a Secretaria de Saúde oferece vários serviços de saúde para os trabalhadores na Praça da Bandeira, no Centro da cidade, a partir das 8h.

Os serviços para a comunidade são testes de glicemia, testes rápidos de HIV, de tuberculose e hepatite, aferição de pressão arterial, orientação nutricional, conferência de peso e altura, emissão do cartão SUS, orientações previdenciária e trabalhista e ações de beleza como corte de cabelo e pintura de unhas para as mulheres.

Desde o início do mês, a Secretaria realiza diversas ações de promoção e vigilância à saúde do trabalhador, incluindo uma busca por profissionais e pacientes que estejam passando por algum problema de saúde em função de alguma atividade ligada ao trabalho nas maiores unidades hospitalares da cidade. As ações fazem parte da campanha “Abril Verde”, realizada em todo o mundo para lembrar a necessidade de prevenção e cuidados com a saúde no ambiente de trabalho.

As atividades são coordenadas pelo Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador de Campina Grande – Cerest-CG, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, articulado com vários parceiros, como Ministério Público do Trabalho (MPT); Serviço Especializado em Saúde e Medicina do Trabalho (SESMT) da Universidade Estadual da Paraíba; sindicatos de classes, entre outros órgãos e entidades representativas dos trabalhadores.

Nesta terça também será feito um trabalho educativo sobre direitos do trabalhador no tocante às rotinas de trabalho, jornadas e carga horária. Serão repassadas orientações com relação a atividades que ajudam a prevenir doenças causadas pelo trabalho. A ação se encerra às 12h.

Fonte: Codecom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO