Sessão especial marca Dias de Ativismo pelo fim da violência contra mulheres

cmcg_violencia_contra_mulherA Prefeitura Municipal de Campina Grande, por meio da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres, realizou na quarta-feira, 30, uma Sessão Especial na Câmara de Vereadores, Casa Félix Araújo, fortalecendo a Campanha dos 16 Dias de Ativismo – Pelo fim da Violência Contra as Mulheres e contou com a participação de pessoas e grupos comprometidos com a eliminação de todas as formas de violência demonstrado compromisso para redução dos índices da violência.

O Presidente da Câmara, vereador Pimentel Filho abriu a Sessão Especial contando a História do Massacre de Mulheres de Montreal (Canadá) quando quatorze estudantes mulheres foram assassinadas no dia 06 de dezembro de 1989. Este massacre tornou-se símbolo de injustiça contra as mulheres e inspirou a Campanha do Laço Branco – Mobilização Mundial de Homens pelo fim da violência contra as Mulheres.

Ainda em discurso Pimentel fortaleceu a prevenção da violência e enfatizou sobre a mobilização dos Homens para caminhada que fortalecerá esta Campanha, que será realizada no dia 06 de dezembro as 8h da manhã no centro da cidade, na rua Maciel Pinheiro.

A coordenadora da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para as Mulheres, Marli Castelo Branco, deu continuidade a sessão relembrando que trouxe Maria da Penha no ano de 2013 em prol desta mesma campanha, explicou o que é e como funciona o órgão da Coordenadoria.

POLÍTICAS PÚBLICAS PARA AS MULHERES

Foram apresentados, graficamente, dados e estatísticas do índice de violência do município do ano de 2015. Ainda em discussão, Marli Castelo Branco lançou o projeto Corações Floridos – desenvolvido para abranger os aspectos positivos e ampliar as chances de levantar autoestima de mulheres não só vítimas de violência doméstica como também mulheres que se encontram em situações vulneráveis psicologicamente falando, como idosas, etc.

 O projeto baseia-se em recolher flores de casamentos, formaturas, ou outro tipo de evento que após a celebração ainda estejam em ótimo estado, aproveitando assim sua vida útil criando novos arranjos e distribuindo para aquelas que precisam de afeto e atenção.

Para lançamento do Projeto Corações Floridos, Marli Castelo Branco presenteou com buquês de rosas cinco mulheres que representam as cinco datas do marco histórico de mobilização nos 16 Dias de Ativismo: 20 de novembro – Dia da Consciência Negra, 25 de Novembro – Dia Internacional da Não Violência Contra as Mulheres, 01 de Dezembro- Dia Mundial de Combate à AIDS, 06 de dezembro – Massacre de Mulheres de Montreal e 10 de  Dezembro – Dia Internacional dos Direitos Humanos.

A Sessão foi encerrada com a brilhante apresentação da banda de Pífanos “Cantores da Colina”, composta por idosos que são acolhidas peloCentro Municipal de Convivência do Idoso.

Fonte: Codecom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO