STTP monitora áreas de risco para garantir mobilidade urbana no período de chuvas

Até o mês de agosto, Campina Grande vive um forte período de chuvas. Para prevenir ocorrências graves de alagamentos e deslizamentos, a Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP), juntamente com a Defesa Civil, está executando, desde o mês de março, um Plano de Contingência de Proteção, com implantação de ações para o aumento da capacidade de resposta às situações críticas e garantia da mobilidade urbana.

Entre os pontos contidos no plano, a STTP se responsabiliza pela atuação em casos de emergência, dando respostas, assistência e suporte aos cenários que venham a ser atingidos, disponibilizando uma equipe preparada para desempenhar o monitoramento e a minimização do impacto de possíveis ocorrências sobre a mobilidade urbana e garantindo a segurança dos cidadãos e o restabelecimento dos serviços públicos essenciais o mais rápido possível.

Para tanto, a STTP estabeleceu uma escala de plantões com 20 agentes de trânsito, além de fiscais de transportes e supervisores. O plano de contingência garante também a elaboração de relatórios das ocorrências para serem enviados à Prefeitura Municipal de Campina Grande, para que futuras medidas preventivas possam ser tomadas nas regiões afetadas.

Para quem mora em áreas de risco, como encostas e áreas inundáveis próximas a rios, canais e açudes, a STTP e a Defesa Civil orientam os cidadãos a buscarem informações sobre a previsão do tempo, diariamente, nos jornais, rádios, ou na Central Integrada de Monitoramento (CIM), e em casos de chuvas fortes, se dirigirem a casas de parentes e amigos, centros comunitários, igrejas ou outros locais seguros.

Se algum cidadão souber de construções em áreas de possível inundação, ou construção irregular, sem alvará de licença, escavação irregular, ou mesmo se tiver dúvidas sobre a legalidade de alguma área de ocupação ou construção, deve entrar em contato com a Defesa Civil, com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, de Obras Públicas ou com a própria STTP através do telefone da CIM (83) 3341-1517.

Fonte: Codecom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO