STTP realiza dia “D” de conscientização e respeito às vagas exclusivas para idosos e pessoas com deficiência

romero_campanha_sttpA Prefeitura de Campina Grande, por meio da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP), realizou na manhã da última quarta-feira, 14, no Partage Shopping, o dia “D” da campanha educativa de respeito às vagas de estacionamento destinadas exclusivamente para idosos e pessoas com deficiência. Entre os presentes ao evento estavam o prefeito Romero Rodrigues; superintendente da STTP, Félix Neto e o secretário municipal de Obras, André Agra. A campanha objetiva informar a população sobre os direitos que idosos e pessoas com deficiência possuem sobre as vagas disponibilizadas nos estacionamentos.

A campanha de respeito às vagas exclusivas é coordenada pela Divisão de Educação de Trânsito da STTP (DET), em conjunto com entidades representativas, a exemplo da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Maçonaria, Pastoral da Pessoa Idosa, Fórum Permanente sobre Políticas Públicas de Inclusão da Pessoa com Deficiência, e outro parceiros, que também participaram do ato simbólico da campanha.

 Durante o evento foi apresentado aos convidados a adoção do método da “Multa Moral”, uma notificação que tem a intenção de advertir, de maneira educativa, os condutores que ocupam indevidamente vagas exclusivas para idosos e/ou pessoas com deficiência. A intenção do projeto da Multa Moral é conscientizar a população sobre a necessidade de respeitar as demarcações especiais. Também foi entregue um kit aos convidados. O material contém adesivos, folderes e uma sacolinha lixo-car.

A campanha educativa de respeito às vagas de estacionamento destinadas para idosos e pessoas com deficiência será levada para a Igreja do Rosário (próximo domingo, 18, pela manhã), e na próxima terça-feira, dia 20, na Maçonaria, a partir das 20h.

ARTIGO – O artigo 41/2003 do Estatuto do Idoso exige a reserva de 5% das vagas de estacionamentos públicos e privados para idosos. Já a Lei 10.098/2000 prevê a reserva de 2% para portadores de deficiência. Porém, não basta apenas ser aposentado ou idoso para fazer uso das vagas. É necessário possuir a credencial, documento concedida pela STTP que autoriza a utilização da vaga. O documento é preparado mediante um cadastramento prévio. Outro detalhe é que a utilização dessa credencial deverá sempre estar acompanhada do cartão Zona Azul.

A STTP instalou um quiosque da campanha no Shopping Partage e, até o próximo sábado, 17, quem visitar o local receberá de equipes da STTP todas as informações necessárias sobre a retirada e utilização do cartão que garante direito às vagas exclusivas. O uso da credencial é obrigatório em áreas privadas (hospitais, shoppings, supermercados e universidades, por exemplo), como também nas vagas exclusivas do estacionamento regulamentado (Zona Azul).

EVENTO – Também participaram do Dia “D” da campanha o gerente administrativo da STTP (Roberto Loureiro), presidente da AMDE (Dunga Júnior); ex-superintendente da STTP (Vicente Rocha); vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB-  Campina Grande (Lígia Macedo); coordenador do Fórum Permanente sobre Políticas Públicas de Inclusão da Pessoa com Deficiência (professor Lívio Silva); coordenador da Comissão Municipal Permanente de Acessibilidade (Hélio Soares Filho); representante das lojas da Maçonaria Campinense (Eriberto Mendonça); e da Pastoral da Pessoa Idosa (Aparecida Dantas), entre outros convidados.

Fonte: Codecom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO