Teatro Infantil abre a programação da sexta-feira no 40º FICG

Três espetáculos serão apresentados, nesta sexta-feira, 21, dando continuidade à Mostra Nacional de Teatro do 40º Festival de Inverno de Campina Grande. A programação foi aberta às 15h, com o espetáculo de teatro infantil “Mororó e a Vaquinha”, inspirado na sabedoria das lendas indígenas e na cultura popular nordestina. Mororó, ou Pata de Vaca, é uma árvore do Cariri do Brasil mas, nesta história, é o nome de um índio Cariri que tem uma vaquinha de patas mágicas, chamada Tutuia.

À noite, a partir das 19h , o FICG, traz o espetáculo de Teatro de Bonecos “As aventuras de uma viúva alucinada”, de Januário de Oliveira, com adaptação e direção de José Júlios, do Grupo Mamulengo de Jurubeba, Recife – PE.

O espetáculo conta a história de uma viúva entristecida, pela perda recente do marido, e que recebe a visita do seu compadre professor Tiridá. Nesse encontro, o professor tenta alegrá-la e a convida para entrar no universo da dança. A viúva aceita a proposta e começa a dançar, porém acaba ficando enlouquecida. O texto é trabalhado com a intenção de divertir e educar com temas sociais, como: racismo, meio-ambiente, violência contra a mulher, saúde, dentre outros temas do cotidiano.

O monólogo “O pranto de Maria Parda” encerra a noite, a partir das 20h30. Escrita pelo dramturgo Gil Vicente, com adaptação e encenação de Moncho Rodriguez, do Centro de Criatividade – Póvoa de Lanhoso, de Caruaru-PE.

A protagonista da obra, Maria Parda, lamenta durante todo o espetáculo o fato de não poder consumir o vinho, produto sem o qual se considera incapaz de viver. O monólogo retrata as difíceis condições de vida enfrentadas no século XVI em Portugal. Em 1522, ano de publicação da peça, foi conhecido como um período de fome severa na região. No entanto, Maria Parda assume um papel tragicômico, com o seu testemunho burlesco alinhado à sua linguagem coloquial e o seu desespero, como uma forma de “exorcizar” o drama da fome.

Serviço:

Espetáculo de Teatro Infantil: Mororó e a Vaquinha, texto e direção de Simão Cunha, da Mororó Cia. de Teatro, de Campina Grande/PB.
Local: Praça da Bandeira
Hora: 15h

Espetáculo de Teatro de Bonecos: As aventuras de uma viúva alucinada, de Januário de Oliveira (Mestre Ginu), Adaptação e direção de José Júlio, do Grupo Mamulengo Jurubeba, de Recife – PE.
Local: Palco na Praça da Bandeira
Hora: 19h

Espetáculo: O Pranto de Maria Parda, de Gil Vicente, adaptação e encenação de Moncho Rodriguez, do Centro de Criatividade – Póvoa de Lanhoso (Portugal), de Caruaru – PE.
Local: Palco na Praça da Bandeira
Hora: 20h30

Fonte: Codecom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO