Técnicos da Rede Municipal de Educação participam de curso de formação

tecnicos_rede_municipal_cteCom a participação de 245 técnicos da Rede Municipal de Educação, entre orientadores e supervisores educacionais, psicólogos e assistentes sociais, a Prefeitura de Campina Grande, através da Secretaria de Educação, promoveu nesta sexta-feira, 24, no auditório do CTE, a Formação do II Eixo Temático “Meio Ambiente e Saúde: É preciso cuidar para melhorar”.

O objetivo da atividade é desenvolver a compreensão integrada no meio ambiente e da saúde em suas múltiplas e complexas relações para fomentar novas práticas sociais de produção e consumo.

As atividades foram iniciadas com uma ginástica laboral coordenada por uma equipe do Mexe Campina.

Em seguida, a secretária de Educação, Iolanda Barbosa, deu as boas vindas e falou da importância das políticas de integração, das orientações para as 30 horas e do acompanhamento.

Na oportunidade, a titular da pasta anunciou para o dia 25 de novembro o Seminário Técnico de Educação. E lembrou que, “educação se faz com gente, todos somos servidores das crianças, das famílias e da comunidade”.

A palestra sobre Alimentação Saudável foi apresentada pela técnica da Vigilância Sanitária Dulce Monteiro.

O projeto didático foi elaborado para subsidiar a prática pedagógica dos educadores da Rede, no que se refere a Meio Ambiente e Saúde, objetivando um processo educativo voltado para a diversidade e inclusão, garantindo os direitos de aprendizagem para a comunidade escolar.

Dentre os conteúdos relacionados ao eixo temático destacam-se os seguintes: água e ar – ciclo da água na natureza; conservação e uso racional da água; aquecimento global e seus efeitos para o manancial aquífero no planeta Terra; poluição, doenças, desmatamento; características da água; o processo de filtração da água; a importância do tratamento da água para o consumo da população; a valorização desse recurso, através de dicas sobre economia da água e a problemática do desperdício e da poluição.

Outro temas discutidos foram: as características da água potável; água potável e água contaminada; o processo de limpeza da água nas estações de tratamento; medidas de saneamento básico; o funcionamento de uma estação de tratamento de esgoto; o que é a dengue, os tipos, os sintomas e as formas de tratamento.

Serão estudados ainda assuntos como: o solo; o lixo; fauna e flora do município; ecossistema; ética, cidadania e saúde; alimentação saudável; higiene bucal; e os festejos juninos em Campina Grande.

Fonte: Codecom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO